Mesmo quando são armazenados no refrigerador, os alimentos frescos, se não forem acondicionados da forma correta, podem estragar muito rápido. Os ovos, alho, alface, cheiro verde e outras hortaliças são campeões quando o assunto é a facilidade para deteriorar.
Leia também: Descubra qual o lugar correto da geladeira para armazenar os ovos
Para aumentar a durabilidade das compras, a forma de armazenamento de alguns alimentos pode fazer com que eles durem mais tempo, evitando o desperdício e otimizando o tempo na cozinha. Além disso, em tempos de alta inflação, também ajudam na economia doméstica.
Ovos
Começando pelos ovos, uma dica para que durem mais é esfregar um pouco de óleo vegetal nas cascas. Isso fará com que eles permaneçam frescos por mais tempo.
Alho e cebola
O ideal é guardá-los fora da geladeira, mas se não for possível, coloque-os em saquinhos de papel com furos. Dessa forma eles poderão permanecer bons para consumo por pelo menos dois meses.
Abacate cortado
Deve ser armazenado na geladeira e pode ser colocado no mesmo recipiente da cebola, pois o enxofre vai evitar que a fruta fique escura. Ou também se pode espirrar um pouco de vinagre de maçã sobre a fruta.
Batatas
Elas podem ser armazenadas junto com as maçãs, que possuem gás etileno que evita que a batata germine. Contudo, o ideal é que sejam guardadas fora da geladeira, caso tenha essa possibilidade.
Salsão
Pode ser armazenado enrolado em um papel alumínio. Dessa forma, ele se manterá fresco por aproximadamente um mês. O mesmo pode ser feito com o brócolis.
Alface
Antes de colocar na geladeira, é bom que seja colocada em um saco de papel. As folhas superficiais não devem ser descartadas, tendo em vista que elas ajudam a manter o resto do pé fresco.
Banana
Quando os talos são envolvidos por um papel filme ou um saco plástico, as bananas podem durar por mais 3 ou 5 dias.