A nova parcela do Auxílio Brasil começou a ser paga no dia 14 de fevereiro para mais de 18 milhões de pessoas. Cada família tem direito a pelo menos R$ 400, inclusive as mais de 550 mil que foram incluídas na folha de pagamento do programa neste mês.
Leia mais: Não está em nenhum benefício do governo federal? Saiba como começar a receber
Os repasses ocorrem na ordem do algarismo final do Número de Inscrição Social (NIS) do beneficiário. Nesta quarta-feira, 16, é a vez dos aprovados com NIS final 3 receberem o dinheiro.
O problema é que alguns cidadãos que foram contemplados com o auxílio em janeiro não tiveram a parcela de fevereiro creditada. Afinal, o que pode ter acontecido?
Exclusão do programa
De acordo com o Ministério da Cidadania, pasta responsável pelo programa, o governo realiza verificações periódicas para checar se a família ainda está dentro dos critérios que dão direito ao benefício. Quando deixa de se enquadrar nas regras, ela é excluída da folha de pagamento.
O que aconteceu com essas pessoas provavelmente foi o bloqueio do Auxílio Brasil. O objetivo desse procedimento, que é realizado mensalmente, é evitar fraudes e pagamentos indevidos do benefício.
O que fazer?
Se a data de liberação do seu auxílio já passou e ele realmente não caiu, aguarde pelo menos 24 horas. Após esse tempo, é hora de procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo para entender o motivo do corte.
Em muitos casos, a exclusão do programa ocorre por desatualização no Cadastro Único (CadÚnico). Por isso, no caso de qualquer mudança importante na estrutura da família, é imprescindível atualizar as informações no sistema.