scorecardresearch ghost pixel



Atenção, beneficiários: Governo analisa novos bloqueios ao Auxílio Brasil

Famílias que deixaram de cumprir todas as exigências do programa serão removidas da sua folha de pagamento.



A segunda parcela do Auxílio Brasil de 2022 começa a ser paga no dia 14 de fevereiro. Cerca de 17,5 milhões de famílias serão contempladas com pelo menos R$ 400, incluindo as mais de 2,7 milhões que entram na folha de pagamento do programa em janeiro.

Leia mais: Abono natalino: Veja os calendários do 13º e 14º salários do INSS

Enquanto algumas pessoas são incluídas, outras podem ser excluídas da iniciativa. O governo realiza verificações mensais com o objetivo de remover quem já não satisfaz as regras, e inserir quem está na fila de espera.

Se ficar comprovado que o beneficiário não cumpre algum critério para receber o Auxílio Brasil, seu benefício será suspenso. Esses bloqueios já foram confirmados pelo Ministério da Cidadania e visam evitar o desperdício de dinheiro público com gastos indevidos.

Em 2020, bilhões de reais do Auxílio Emergencial fora, pagos de forma indevida, mostram dados recentes da Controladoria Geral da União (CGU). O governo quer evitar que isso continue ocorrendo com o substituto do Bolsa Família.

Total de excluídos

Ainda não há informações sobre o número de famílias que serão excluídas do programa, já que os dados dos contemplados ainda estão em análise. Contudo, a expectativa é de que não sejam tantas assim.

Dois motivos bem comuns que levam ao bloqueio são a suspeita de óbito de um membro da unidade familiar e a renda superior a permitido. Para evitar problemas, atualiza a inscrição no CadÚnico sempre que houver alguma mudança importante.




Voltar ao topo

Deixe um comentário