A área da saúde de uma forma geral está em constantes mudanças. A nutrição é um exemplo disso, pois quase diariamente surge um novo produto no mercado, com novas funções e uma diversidade de combinações de alimentos e nutrientes que podem melhorar ainda mais a saúde dos seres humanos.
Leia ainda: Conheça os alimentos que ajudam a baixar a glicose no sangue
Percebe-se que esses alimentos, a cada dia que passa, também vão mudando e as versões se tornam cada vez melhores com o objetivo de atender uma diversidade de públicos. Hoje em dia, por exemplo, há muitas pessoas que possuem intolerância a determinadas substâncias e alimentos. Por isso, a nutrição precisa mesmo ter um avanço cada vez maior para que possa atender a todas essas pessoas.
O leite de vaca é um alimento muito consumido, mas existem muitas pessoas que não podem consumi-lo por serem intolerantes à lactose presente no leite e em seus derivados. Existem ainda estudos que dizem que os adultos não podem fazer o uso excessivo do leite puro, pois seu organismo possui algumas resistências a determinadas substâncias contidas no leite. Por outro lado, as crianças se beneficiam melhor da bebida.
Para quem o leite não é recomendado?
Veja a lista que preparamos a seguir, apresentando 3 grupos de pessoas que não podem consumir o leite ou que, pelo menos, deveriam evitar o seu consumo.
1 – Quem possui ossos frágeis ou osteopatias
O consumo do leite, ao contrário do que muitos pensam, não fortalece os ossos e também não é sinônimo de ossos saudáveis. Estudos mostram que a bebida pode deixar a estrutura óssea de algumas pessoas mais frágeis, portanto, é bom ter cuidado com o seu consumo.
2 – Quem possui propensão ao desenvolvimento de acne
A alta concentração de gordura animal contida no leite pode proporcionar o aparecimento das acnes, espinhas e cravos. Estudos mostram que o leite pode causar acnes graves ou moderadas. A situação foi observada em pessoas que faziam o consumo da bebida integral por três ou mais dias na semana.
3 – Pessoas com o intestino sensível
Conforme mencionado acima, o leite não é muito indicado para as pessoas adultas, pois a sua digestão é um pouco mais lenta. Além disso, o consumo da bebida está associado à inflamações no sistema digestivo, tendo em vista que a bebida afeta as paredes intestinais e facilita a entrada de microrganismos e substâncias para a corrente sanguínea.
Possível benefício do leite
Existem sim malefícios, mas o leite também pode ajudar em alguns aspectos. Um deles é a proteção que ele pode proporcionar ao sistema vascular das lesões causadas pela hiperglicemia.
Dessa forma, o consumo do leite durante ou pouco antes de alguma refeição pode proteger o organismo da hiperglicemia que aparece depois. Os estudos ainda não foram concluídos, mas existem indícios suficientes que apontam este benefício do leite in natura. É importante destacar, neste caso, que o consumo deve ser feito com moderação e exclusivamente próximo de outras refeições.