O Cadastro Único (CadÚnico) é um registro que permite que o governo federal conheça a realidade das famílias brasileiras de baixa renda. Apesar de ser um cadastro federal, os dados são atualizados pelas prefeituras. O CadÚnico é gratuito e por meio dele as famílias conseguem garantir os benefícios sociais.
Leia mais: Descubra quais motivos podem cancelar o CadÚnico e vários benefícios
Os dados no CadÚnico devem estar sempre atualizados para evitar que os benefícios sejam cancelados. Cada programa tem uma exigência específica. E alguns inclusive contam com adesão automática. Ou seja, o próprio sistema direciona as famílias que têm direito aos benefícios.
CadÚnico e os benefícios sociais
Programas como Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Casa Verde e Amarela e tantos outros dependem da atualização dos dados das famílias no CadÚnico.
As famílias que ainda não têm cadastro precisam procurar uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). São esses os pontos de atendimento em cada cidade do país.
Os interessados devem apresentar documentos pessoais e dos demais moradores da casa. Podem se cadastrar as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.
Ou também quem tem renda total da família de até três salários mínimos. Ou se alguma pessoa da casa estiver em algum benefício que já use o CadÚnico.
Basta que apenas uma pessoa da família compareça ao CRAS para fazer a inscrição de todos da casa. É necessário levar documentos pessoais, assim como o comprovante de endereço. O tempo médio de atendimento é de 1 hora. Em caso de dúvida os interessados podem entrar em contato pelo telefone 121, do Ministério da Cidadania.