É possível que você já tenha passado pela desilusão de preparar uma carne borrachuda e difícil de mastigar. Geralmente, acabamos culpando o açougue ou mercado por venderem uma peça ou pedaço de carne de má qualidade. Contudo, na esmagadora maioria dos casos, o problema está no processo de preparo da carne.
Veja também: Por que algumas pessoas não deveriam comer arroz todos os dias?
Algumas pessoas compram tudo para um churrasco e ainda investem um bom dinheiro em picanha. Fazem tudo bonitinho, ou pelo menos acreditam que estão fazendo, mesmo assim até a picanha fica dura. O que pode ter acontecido de errado?
Como deixar a carne macia para fazer na panela ou na churrasqueira
Existem algumas dicas que podem salvar sua carne e seu churrasquinho em casa. Se seguir cada uma delas, acabou aquela história de comer carne dura e borrachuda.
1 – Escolha a carne corretamente
O primeiro passo é escolher uma carne com boa aparência, que esteja apresentando uma cor vermelha bem intensa. Peças escuras ou esverdeadas já estão em processo de apodrecimento e não devem ser compradas.
2 – Peça para limpar a carne
Sempre peça para que o açougueiro limpe a carne para você, caso não saiba como fazer isso. O ideal é manter uma boa parte de gordura, mas remover todas aquelas membranas brancas que podem ficar até com aspecto azulado. Essas estruturas vão deixar qualquer carne impossível de ser mastigada.
3 – Antes de preparar, descongele
Aqui começa o pulo do gato. Nunca prepare uma carne enquanto ela ainda estiver congelada. Você perderá boa parte do suco dela e ainda corre o risco das fibras ficarem ressecadas e duras.
4 – Se for cortar, preste atenção no sentido
Caso tenha comprado uma peça para fatiar em bifes, sempre corte os bifes no sentido perpendicular às fibras da carne. Você notará que as fibras servem sempre uma direção, horizontal ou vertical. Corte os bifes cruzando as fibras.
5 – Cuidado com o fogo
Quanto mais grosso o corte da carne, mais mal passada ela ficará. Portanto, não deixe as carnes queimarem para que não fiquem duras.