De acordo com o Datafolha, 4 em cada 10 brasileiros já tiveram ou têm sintomas de depressão ou ansiedade. Essas doenças são silenciosas e podem se instalar aos poucos. Confira alguns dos principais sintomas que indicam o quadro. Sempre procure ajuda de médicos e psicólogos caso tenha perdido o apreço pela vida e a perspectiva de melhora.
Veja também: Por que a castanha-do-pará pode causar intoxicação?
Principais sintomas que pessoas depressivas apresentam
1 – Diminuição ou ausência de interesse pelas atividades que eram motivadoras
Pessoas deprimidas tendem a perder a motivação por aquelas coisas que eram inspiradoras até pouco tempo. É como se nada mais tivesse graça ou sentido, tudo fica mais custoso para se fazer.
2 – Tristeza e apatia são os sentimentos do dia a dia
É comum que qualquer pessoa fique triste por um período diante de alguns acontecimentos. Contudo, a tristeza constante e sem motivo aparente é sinal de alerta. Se ela estiver ligada à apatia, pode representar um quadro depressivo .
3 – Humor começa a oscilar bruscamente
Pessoas com depressão tendem a se irritar muito mais facilmente e de forma brusca em comparação com as demais. É comum que acontecimentos banais provoquem reações agressivas e exageradas.
4 – Mudança de apetite e alterações no sono
Pessoas com depressão costumam apresentar alterações significativas de apetite e de sono. Ou seja, podem dormir muito ou quase nada, da mesma forma que acabam comendo demais ou simplesmente perdem o apreço pela comida.
5 – Higiene e vaidade não são mais importantes
Perder a vontade de se cuidar é um sintoma clássico de quem está afundado na depressão. O paciente não vê mais sentido em fazer a higiene adequada ou cuidar da estética.
6 – Dores constantes
Dores aparecem por todo o corpo e de forma constante. É como se a pessoa estivesse sempre com alguma doença física, mas que a causa é emocional.
7 – Cansaço extremo
Viver é um martírio, bem como fazer as tarefas diárias mais simples. O depressivo não quer gastar energia com nada, ele não tem vitalidade disponível.