Pesquisadores dos Estados Unidos responderam um questionamento antigo dos amantes de uma das bebidas mais consumidas no Brasil: tomar café todos os dias prejudica o intestino? De acordo com os resultados do estudo, não.
Leia mais: Por que os idosos sentem menos sede?
Pelo contrário, o consumo regular de cafeína melhora a saúde dos microrganismos existentes no trato digestivo. O estudo foi realizado com 34 pessoas, que passaram por exames endoscópicos durante os quais foram coletadas amostras de bactérias do cólon, parte central do intestino grosso.
Todos os participantes que tomaram ao menos dois copos de café por dia durante um ano apresentaram microrganismos intestinais e em maior quantidade melhor distribuídos. Suas chances de desenvolver bactérias Erysipelatoclostridium, associadas à obesidade, também era menor.
Os cientistas não chegaram a uma conclusão sobre qual seria a influência do café no intestino, mas apostam na hipótese de que ela está ligada ao impacto de algum componente, como a cafeína, no metabolismo das bactérias.
“Nós ainda precisamos aprender mais sobre como as bactérias e o hospedeiro [corpo humano] interagem, impactando a nossa saúde”, explicou Li Jiao, do Baylor College of Medicine, nos EUA.
De acordo com Hana Kahleova, diretora clínica do Comitê de Médicos em Medicina Responsável dos EUA, a bebida tem antioxidantes e polifenóis, compostos bioativos que podem ser os responsáveis pelos benefícios do café no intestino.
“Todas as plantas em estado natural são ricas em fibras, polifenóis e antioxidantes e pode nos ajudar a combater o câncer, diabetes e doenças cardiovasculares”, completou.