Mais pessoas foram incluídas no programa Auxílio Gás do governo federal. Segundo o Ministério da Cidadania, foram adicionadas 100 mil novas famílias na folha de pagamentos do mês de fevereiro. Agora, o programa atende 5,6 milhões de famílias em situação social vulnerável.
Leia mais: Próxima parcela do Auxílio Gás beneficiará 11 milhões de pessoas?
O Auxílio Gás, também conhecido como vale-gás nacional, foi desenvolvido para ajudar famílias carentes na aquisição de um botijão de gás de 13 kg, o famoso gás de cozinha. O valor do benefício este mês é de R$ 50, o equivalente a 50% do preço médio do produto vendido no mercado nacional.
Calendário Auxílio Gás de fevereiro
O calendário do programa segue como ordem o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS). Com isso, têm-se as seguintes datas:
- NIS final 1: 14 de fevereiro;
- NIS final 2: 15 de fevereiro;
- NIS final 3: 16 de fevereiro;
- NIS final 4: 17 de fevereiro;
- NIS final 5: 18 de fevereiro;
- NIS final 6: 21 de fevereiro;
- NIS final 7: 22 de fevereiro;
- NIS final 8: 23 de fevereiro;
- NIS final 9: 24 de fevereiro;
- NIS final 0: 25 de fevereiro.
Quem pode receber o Auxílio Gás?
O princípio básico para fazer parte do Auxílio Gás é ter inscrição no Cadastro Único (CadÚnico). Além disso, também é preciso atender os demais requisitos:
- Ter entre os integrantes da família que moram no mesmo domicílio alguém que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC); ou
- Ter renda per capita mensal de até meio salário mínimo (R$ 606 em 2022).
A consulta para saber se foi contemplado com o benefício está disponível nos aplicativos Caixa Tem e Auxílio Brasil. Outra opção é o telefone 111.
Como sacar o Auxílio Gás?
Por meio da poupança digital do Caixa Tem, beneficiários podem movimentar os recursos do Auxílio Gás. Além disso, outra forma de resgatar o dinheiro é por meio de compras no cartão online da plataforma.
Também está disponível o saque em espécie por meio do cartão Auxílio Brasil (ou o antigo cartão Bolsa Família) em casas lotéricas. O dinheiro também pode ser resgatado em correspondentes bancários Caixa Aqui e terminais de autoatendimento do banco.