Alguns produtos saudáveis não têm um gosto tão agradável quando comidos puros. É o caso do iogurte, por exemplo, que quando desnatado é bem azedo, mas oferece muitos benefícios com poucas calorias.
Veja também: Comer ovo faz colesterol e triglicérides aumentarem? Entenda de uma vez por todas
O problema é que quando se acrescenta açúcar e elementos químicos, aquele alimento perde seus benefícios à saúde. O mesmo acontece com outros tipos de comida; tais como:
1 – Wrap
Aquele pãozinho branco, com recheio bem colorido realmente parece ser bem saudável. Porém a aparência acaba enganando até as pessoas mais experientes. Dá para comprar as versões congeladas ou semiprontas em mercados, que são bem práticas para fazer na frigideira, por exemplo. Você pode rechear com o que quiser e depois é só enrolar. Porém, os wraps contém bem mais farinha de trigo simples do que outros ingredientes. Um único pãozinho desses pode ter 30 gramas de carboidrato sem contar o recheio.
2 – Granola
Calma, a granola caseira pode sim ser um alimento muito saudável e ideal para vários tipos de dieta. O problema está nos sacos de granola comprados prontos e industrializados. Alguns apresentam ingredientes hipercalóricos, ou então não são tão balanceados como deveriam ser. Mais do que isso, a maior parte das granolas prontas vem com alta concentração de açúcar refinado.
3 – Iogurte com sabor
Iogurtes integrais e desnatados são ótimas opções para dieta, além de serem ricos em probióticos que ajudam o intestino. Contudo, as versões que têm sabor não são tão boas assim. A maior parte dos iogurtes com sabor artificial vem com algum tipo de xarope açucarado, extremamente calórico e nada saudável.
4 – Aveia que tem sabor
O mesmo que foi comentado acima, combina com as aveias que tem algum sabor. Elas podem ter chocolate, gorduras saturadas, açúcar e elementos mega calóricos ou gordurosos. Em outras palavras, qualquer benefício da aveia isolada será perdido na comparação com os demais ingredientes.
5 – Pipoca de micro-ondas
A quantidade de gordura saturada e de sódio presente nesse produto é assustadora. Esses elementos acabam gerando bem mais prejuízo do que qualquer benefício possível para a saúde. Pipocas feitas em casa, sem óleo e com pouco sal podem ajudar muito no fluxo gastrointestinal, além de ter poucas calorias.
6 – Castanhas com mel
Castanhas caramelizadas, com mel ou outros açúcares devem ser evitadas. Esses lanchinhos não têm nada de saudável e vão ajudar a ganhar um bom excesso de peso se forem comidos com frequência.