A retenção de líquido é um problema causado pela incapacidade do organismo em eliminar adequadamente os líquidos ingeridos, provocando um acúmulo nos tecidos. Seu aparecimento pode acontecer devido à alterações hormonais na TPM e na gravidez, ficar muito tempo na mesma posição ou pelo consumo excessivo de sal.
Veja também: Por que os idosos sentem menos sede?
Para evitar esse problema, o ideal é fazer exercícios regulares, cuidar da hidratação corretamente e apostar no consumo de alimentos diuréticos auxiliares para o bom funcionamento dos rins e capazes de eliminar toxinas através da urina.
Conheça 9 alimentos diuréticos que ajudam a desinchar e eliminar as toxinas do corpo
Abacaxi: elimina rapidamente as toxinas pela excreção urinária, também ajuda no processo de digestão e bom funcionamento do aparelho urinário.
Cenoura: essa hortaliça tem grande poder diurético por causa de seus nutrientes que estimulam o organismo, como os minerais de silício e potássio.
Berinjela: auxilia na diminuição do inchaço, aumenta a produção de urina e contribui diminuindo a absorção de gorduras.
Melancia: ótima opção para reduzir a retenção de líquido. A melancia contém mais 90% de água, melhora a produção de urina, além de ter ação antioxidante.
Pera: possui efeito diurético, auxilia no controle da hipertensão e retenção de líquidos.
Batata Yacon: excelente alimento que auxilia no emagrecimento e com boa ação diurética, também auxilia na eliminação de líquidos e na redução da pressão arterial.
Erva-mate: estudos destacam sua contribuição por meio de suas folhas na diminuição do inchaço. Além da ação diurética, age como um adstringente natural, eliminando toxinas e desinflamando o corpo e, por essa razão, é uma grande aliada no processo de emagrecimento.
Pepino: com pouca caloria, rico em água e com muitos nutrientes fazem do pepino um alimento auxiliar para retenção de líquido.
Fruta do conde: possui ação diurética semelhante ao pepino, além de ser um antioxidante que auxilia na prevenção de doenças.