Seu avô ou sua avó já devem ter indicado para que você tomasse um bom chá de boldo quando estivesse se sentindo mal. O líquido costuma ser recomendado para lidar com intempéries estomacais ou sintomas parecidos com os de ressaca. Aliás, a principal atuação do chá de boldo ocorre no fígado, mas ele serve para várias outras coisas.
Veja também: Conheça os benefícios que a granola pode trazer para o corpo humano
Chá de boldo ajuda a fortalecer o fígado e muito mais
Primeiramente, saiba que a função do fígado é a de desintoxicar o corpo. Ele secreta a bile, uma espécie de “detergente orgânico” do organismo. Assim, o fígado trabalha para eliminar impurezas, toxinas e microrganismos, além de neutralizar a acidez do estômago. Essa estrutura ainda tem a função de ajudar a eliminar a gordura excedente e prejudicial para os seres humanos.
Basta exagerar um pouco na comida gordurosa ou em bebidas alcóolicas para sentir mal-estar, dores de cabeça e outros sintomas. Estes são sinais leves de que o fígado está sobrecarregado e precisa de um tempinho para se recuperar.
Por ter uma função tão importante, evolutivamente o fígado desenvolveu mecanismos para se regenerar. Contudo, o desgaste se acumula com o tempo e é necessário dar uma ajudinha para que o órgão trabalhe bem e saudável.
Um dos remédios naturais mais eficientes para limpar o fígado é o boldo. Aliás, não é à toa que o chá de boldo é tão tradicional e usado para casos de má digestão, por exemplo.
O boldo tem benefícios como:
- Controlar a gastrite;
- Melhorar o desempenho e limpar o fígado;
- Facilitar a digestão;
- Ajudar a eliminar líquidos e toxinas (ação diurética).
Receita de chá de boldo para melhorar a saúde
Para fazer o chá à base de boldo e limpar o seu fígado de impurezas, você vai precisar de:
- 200 ml de água filtrada;
- 1 colher de chá com folhas secas ou frescas de boldo.
Preparo
O preparo do chá é bem simples. Basta ferver a água em uma panela e desligar o fogo quando começar a borbulhar. Acrescente as folhas de boldo e tampe a panela por 10 minutos. Depois, basta coar e esperar que fique morno para beber. A indicação é tomar até 2 xícaras por dia, para melhorar os sintomas e aumentar a saúde do fígado.