Se você faz plantação de mudinhas aí na sua casa ou no seu jardim já deve ter observado que algumas plantas apresentam uma cor amarelada em suas folhas. Muitas vezes, pensamos que a causa disso é a falta de nutrientes ou adubação. Contudo, isso pode representar outros problemas que podem ser facilmente resolvidos.
Veja também: O que plantar em março para ter um jardim bonito e florido?
Por que as folhas ficam amareladas?
Geralmente, a razão mais comum que causa o amarelamento das folhas é falta de rega correta. Ou a planta pode estar recebendo muita água, que vai gerar um apodrecimento em suas raízes.
Com raízes mortas, não tem como absorver os nutrientes Isso, por fim, acaba matando toda a planta. Para identificar esse problema, certifique-se de que o solo não esteja com uma camada de lodo esverdeada ou se no fundo do vaso tem excesso de água.
Falta de luz também pode causar amarelamento das folhas
Existem espécies de plantas que precisam de mais luminosidade, então se elas ficarem em locais úmidos e sem luz solar podem amarelar suas folhas.
Em paralelo a isso, o excesso de luz solar pode causar queimaduras em determinadas espécies de plantas, principalmente, nas folhas mais expostas ao sol.
O que fazer quando as plantas estiverem com folhas amareladas
Para resolver o problema e salvar a plantinha é necessário entender por que motivo ela está ficando com suas folhas amarelas.
Se for por falta de nutrientes devido à falta de luz solar, basta transferi-la para outro ambiente. Se for excesso de água no fundo do vaso, avalie se é possível salvá-la e comece a regar com mais cuidado.
Também deve-se ter atenção se a planta não está com folhas mais amareladas por causa do envelhecimento natural.
Então, para manter as plantas mais saudáveis observe a quantidade de água colocada, e cuide das folhas com carinho, se possível passe um paninho para retirar a poeira acumulada nas folhas. E por fim, preste atenção ao ambiente se estão adequados ao tipo de planta.