“Mente sã, corpo são”. É o que diz um dos ditados mais famosos, e não é à toa. Afinal, se a mente estiver bem e disposta, o corpo humano aguenta quase qualquer tranco. O contrário também é verdade, por isso o mais indicado é conciliar os cuidados com o corpo juntamente com os cuidados mentais. O estresse diário pode ser uma das causas que te faz engordar sem motivo aparente, mas tendo uma alimentação regulada.
Veja também: Chá de graviola cura o diabetes: entenda o que é mito e o que é verdade
Pois é, o estresse e a ansiedade atrapalham o processo de emagrecimento e os próprio cuidados com a saúde. Por isso, é preciso encontrar formas de controlar a mente a ponto de viver de modo mais tranquilo.
Como o estresse engorda?
Pode reparar que pessoas mais felizes costumam ter um físico dentro do padrão saudável. Ou seja, nem muito magro, nem muito gordo. Embora existam exceções, a verdade é que quando estamos mais relaxadas, emagrecemos mais e comemos melhor. Da mesma forma, quando emagrecemos e comemos melhor, ficaremos mais felizes.
O estresse rotineiro libera um hormônio chamado cortisol. Ele é o grande inimigo do emagrecimento e faz com que o corpo entre em estado de alerta, economizando gordura e desacelerando o metabolismo. Isso faz com que a pessoa retenha mais líquidos e ainda tenha dificuldades para emagrecer.
Truques para diminuir a carga de estresse
1 – Coma alimentos mais saudáveis
Lanches leves e saudáveis durante o dia, ajudam a deixar o corpo e amente mais leves também. Além disso, comidas como iogurte regulam a flora e o trânsito intestinal, o que está diretamente ligado ao bom humor.
2 – Faça exercícios
Atividade física é essencial para baixar os níveis de cortisol e de estresse. Quando praticamos exercícios físicos, o corpo libera hormônios que oferecem relaxamento e sensação de bem-estar, como serotonina e endorfina.
3 – Se conheça
Uma das técnicas mais eficientes para diminuir a carga de estresse é o autoconhecimento. Ele pode ser adquirido através da prática diária de meditação, consultas ao psicólogo, terapia e da própria autorreflexão sobre suas atitudes e pensamentos.
4 – Descanse
Tente dormir melhor e por, no mínimo, 7 horas diárias. Além disso, tire um tempo para ver uma série ou ler um livro. Converse com amigos e familiares, você precisa de distrações saudáveis para sua mente.