O açafrão, conhecido também como cúrcuma, é um vegetal da família do gengibre e que oferece diversas utilidades ao organismo humano. Geralmente utilizada como tempero, a cúrcuma também pode servir para fazer chás e outros preparos diferenciados.
Veja também: Chá de graviola cura o diabetes: entenda o que é mito e o que é verdade
A especiaria nem sempre foi a base de temperos culinários. Na antiguidade, a Ayurveda (medicina tradicional indiana) utilizava-se do chá de cúrcuma como uma forma de tratar várias doenças.
Suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias foram comprovadas. Contudo, para atingir um grau de eficiência significativo, foi necessária uma alta dose de cúrcuma no organismo.
Benefícios do açafrão (cúrcuma) para o organismo
A cúrcuma é uma especiaria bastante utilizada na culinária. Ela conta com propriedades anticoagulantes que ajudam a afinar o sangue e ainda proporcionam efeito anti-inflamatório. Além disso, ela consegue diminuir os níveis de açúcar no sangue e ajuda a emagrecer. Porém, suas ações vão bem mais além. Ela é capaz de:
1 – Melhorar a saúde cardíaca
O açafrão tem poder para evitar o acúmulo de colesterol ruim no organismo (colesterol LDL). Além disso, ele ajuda a afinar o sangue e melhorar a pressão arterial. Ou seja, é uma ótima ferramenta para cuidar bem do coração e de todo o sistema cardiovascular.
2 – Rejuvenescer os tecidos
Por ser rico em carotenoides, o açafrão é altamente antioxidante e acaba impedindo a degeneração celular. Em outras palavras, ele é um vegetal bem eficiente para amenizar rugas e prevenir o envelhecimento precoce do organismo.
3 – Combater o diabetes
Outra função importante da cúrcuma está no combate ao diabetes. Para obter o melhor resultado, o ideal é consumir o extrato da raiz. Uma pesquisa recente notou que pessoas que utilizaram o ingrediente por nove meses testou pessoas com pré-diabetes. Todos os que consumiram o produto não desenvolveram diabetes tipo 2. Pessoas do grupo de controle, que não fizeram a ingestão e açafrão desenvolveram a doença.
4 – Diminuir episódios inflamatórios
O açafrão consegue aumentar a resistência das células do corpo e evita os danos de oxidação. Isso faz com que ele proteja o organismo contra inflamações, fungos e bactérias.