O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sofrerá uma redução de até 25% das alíquotas gerais, conforme anunciou o governo federal. Como o próprio nome sugere, a tarifa é aplicada em diversos produtos da indústria nacional, indo desde eletrodomésticos até carros. Para este último, é possível que haja uma queda nos preços de 0 km em breve.
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Mas apesar das políticas de incentivo à retomada da economia e ampliação da produtividade, a previsão é de que alguns veículos não atinjam o valor máximo das reduções. Neste caso, o bônus para produtos do setor automobilístico tende a alcançar o patamar de 18,5%.
A expectativa é de que o imposto calculado para carros com motor 1.0 caia dos atuais 7% para 5,7% – uma diferença de de 1,3% no valor final do automóvel. Já no caso dos modelos com motores mais potentes, o cálculo da redução levará em consideração a regra pré-estabelecida do IPI.
Preços dos 10 carros mais vendidos após redução do IPI
Veja a seguir uma lista de 10 veículos mais vendidos que cairão de preço com a redução do IPI. As informações são do portal Estadão:
- Fiat Strada: De R$ 94.074 para R$ 92.851 (economia de R$ 1.222);
- Hyundai HB20: De R$ 74.590 para R$ 73.620 (economia de R$ 969);
- Fiat Argo: De R$ 73.817 para R$ 72.854 (economia de R$ 959);
- Jeep Renegade: De R$ 128.115 para R$ 126.449 (economia de R$ 1665,50);
- Chevrolet Onix: De R$ 73.890 para R$ 72.929 (economia de R$ 960,57);
- Jeep Compass: De R$ 164.280 para R$ 162.144 (economia de R$ 2.135);
- Fiat Toro: De R$ 142.573 para R$ 140.719 (economia de R$ 1.853);
- Volkswagen Gol: De R$ 69.790 para R$ 68.882 (economia de R$ 907);
- Fiat Mobi: De R$ 62.950 para R$ 62.131 (economia de R$ 818);
- Hyundai Creta: De R$ 121.690 para R$ 120.108 (economia de R$ 1.581).
Quando começa a valer a redução do imposto?
De acordo como o decreto 10.979, publicado no Diário da União, a medida já começa a valer a partir desta semana. Contudo, ainda não se sabe quando o consumidor começará a enxergar de fato uma redução nos preços de veículos, mesmo apesar do anúncio. A previsão é de que a mudança chegue primeiro em setores menores e vá subindo gradativamente.
Vale destacar que há 10 anos, também houve uma redução no IPI, responsável por promover recordes de vendas de veículos no mercado brasileiros. Entretanto, passado esse período, a indústria recuou e voltou a apresentar números menos expressivos.