O currículo costuma ser a primeira impressão de um profissional para a empresa ou para o contratante. Conforme diz o ditado: “a primeira impressão é a que fica”, por isso, vale a pena investir tempo na criação do documento. Para conseguir montar uma apresentação de sucesso, o mais indicado é descobrir quais são as tendências de currículo para 2022.
Veja também: Está aberto período para declarar o Imposto de Renda 2022
O mercado de trabalho mudou e permanece em constante atualização. As habilidades e a dinâmica que as empresas esperam de você são diferentes do que era exigido no passado. A própria pandemia foi um processo que desencadeou aceleradas transformações digitais nas relações trabalhistas, por exemplo.
Para te ajudar neste momento de tanta informação, separamos algumas tendências de currículo para 2022. A partir de agora, suas chances de conseguir um bom trabalho vão aumentar.
Como conseguir um bom emprego: tendências de currículo para 2022
Confira tudo o que deve ser levado em consideração na hora de montar seu currículo. As tendências para 2022 exigem atenção por parte dos candidatos às vagas de trabalho.
1 – Tenha objetividade e organização
Se você ainda acredita que um bom currículo deve ser parecido com uma “bíblia”, é melhor mudar essa concepção. O mercado quer mais objetividade nas informações, para ter agilidade nos processos seletivos. Claro que a organização continua como um fator decisivo.
As dicas aqui, portanto, são:
- Reúna suas informações em listas;
- Divida cada lista por tópicos, como: Informações Pessoais, Experiências, Capacitação, Informações Acadêmicas etc.
2 – Otimize o currículo de acordo com a vaga
Esta não é uma dica realmente nova. Já há algum tempo o mais indicado é ter um currículo editável, para ajustar de acordo com cada vaga. Contudo, a maneira como isso pode ser feito se trata de uma novidade dos tempos digitais.
Você deve utilizar palavras-chave para conseguir um bom engajamento. Algumas empresas recrutadoras utilizam softwares que leem de modo digital os currículos. Utilizar palavras chaves sobre a vaga podem ajudar a entender quem se enquadra melhor à oportunidade.
3 – Destaque suas conquistas no lugar dos certificados
Mais do que nunca, a experiência conta mais do que os cursos (claro que a formação contínua fundamental). É preciso mostrar que existe conhecimento técnico, mas é também necessário destacar as ações de sucesso na vida pessoal e profissional até então.
4 – Seja criativo, mas não tanto
É legal colocar ícones clicáveis para contato no WhatsApp ou para acessar suas redes sociais, por exemplo. Contudo, não exagera nas cores e nas imagens. Usar padrões geométricos discretos pode ser legal, sem que haja excessos.