Caixa anuncia nova linha de microcrédito para todo o Brasil pelo Caixa Tem

Presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, antecipa novidades do banco esperadas para este ano.



O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, retornou de uma viagem ao Bangladesh cheio de planos para o Caixa Tem. O executivo afirmou em entrevista ao Correio Braziliense que o banco pretende lançar um programa nacional de microcrédito usando o aplicativo.

Leia mais: Nubank ‘presenteia’ clientes com R$ 450; Saiba como receber o dinheiro

Guimarães comentou e rebateu as críticas direcionadas à possível nova linha de crédito. Para muitos, a medida pode aumentar o nível de endividamento dos brasileiros.

“Eu não consigo entender por que isso não havia acontecido antes. Porque são dezenas de milhões de pessoas que não têm alternativa. Uma coisa que eu ouvia muito era, ‘ah essas pessoas vão ficar com excesso de alavancagem’, ou seja, elas vão tomar um crédito… Isso não é verdade. Porque elas já tomam crédito a taxas de 15% a 20%”, defendeu.

Ele afirma que os consumidores já pegam dinheiro emprestado, mas com taxas muito mais elevadas. O plano da Caixa para 2022 é apostar no microcrédito com condições melhores e também buscar uma aproximação com o agronegócio.

“[Em Bangladesh] eles têm juros semanais, ao redor de 25% ao ano, para uma taxa de inflação ao redor de 5% ao ano. Então eles já conseguiram ter uma taxa de juros relativamente baixa, e existe pressão para reduzi-la. A pressão é dada pela competição, porque são mais de 20 bancos focados no micronegócio”, detalhou.

Pequenos empreendedores

O presidente do banco estatal antecipou que pretende criar outra linha de crédito exclusiva para pequenos empreendedores. A Caixa já tem um programa de empréstimo agrícola, o Pronaf, mas o novo microcrédito seria voltado para a parcela da população que não se enquadra nos critérios da iniciativa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário