5 coisas que você precisa saber sobre o golpe do WhatsApp clonado

Golpes no aplicativo de mensagens WhatsApp, desde os mais comuns até mais avançados.



Com o aumento de pessoas utilizando as novas tecnologias, como o WhatsApp, aumentou também o número de golpes aplicados. Infelizmente, os estelionatários viram uma oportunidade de conseguir enganar os outros e estão se aproveitando disso.

Veja também: WhatsApp estaria testando recurso para combater fake news

Praticamente todo mundo já caiu ou conhece alguém que tenha caído em algum tipo de golpe do WhatsApp.

Golpes do WhatsApp mais comuns

Para conseguir se precaver dos golpes, é importante conhecer quais são os mais comuns e como eles funcionam. Dessa forma, quando alguém entrar em contato com você, ficará muito mais fácil identificar o golpe e se prevenir.

Golpe do resgate do dinheiro

Nos últimos dias, o Banco Central liberou o acesso ao seu sistema, no qual as pessoas poderiam consultar por dinheiro esquecido em contas bancárias e, posteriormente, resgatar esse dinheiro. Alguns golpistas se aproveitaram disso e começaram a enviar links falsos para que as pessoas consultassem o valor. Quando os usuários colocavam os dados no site, essas informações iam diretamente para os golpistas e eles acabavam usando isso para outros golpes.

Para se prevenir, é importante só clicar em links confiáveis. Se você ainda não procurou se tem algum dinheiro esquecido, entre no site do próprio Banco Central e faça isso somente por lá. Não coloque seus dados em nenhum site, mesmo que uma pessoa da sua confiança tenha enviado o link, já que ela também pode ter sido vítima de um golpe.

Outro ponto importante é que nenhum pagamento é solicitado nem para consultar os valores nem para retirá-los. Caso alguém te solicite algum valor, com certeza é golpe.

Golpe do WhatsApp Clonado

Um golpe que tem se tornado muito comum é o do WhatsApp clonado. Os estelionatários entram em contato com você fazendo algum tipo de proposta que é bem tentadora e dizem que precisam de um número que vai aparecer na sua tela.

Ao informar esse número, você vai parar de ter acesso ao seu WhatsApp, e as suas mensagens passarão a aparecer no celular deles. Nessa hora, os golpistas começam a enviar mensagens para os seus contatos pedindo dinheiro.  Para se prevenir, não passe nunca esses números para alguém e também ative a autenticação de 2 fatores no seu WhatsApp.

Roubo de chip

Esse é um dos únicos golpes em que o usuário não tem participação. Dessa forma, é o único que não conseguimos fazer nada para evitar, apenas tomar as ações necessárias após o roubo acontecer.

Alguns estelionatários entram em contato com as operadoras de telefone passando-se por você e conseguem colocar o seu número de telefone em um novo chip. Com isso, conseguem hackear tanto as contas de aplicativo – Instagram, WhatsApp, Facebook – como também contas em banco.

É importante que caso você note que isso aconteceu, faça o boletim de ocorrência e em seguida comunique os bancos nos quais você tem conta, para que qualquer transação seja bloqueada.

Aplicativos espiões

Muitas vezes, quando instalamos alguns aplicativos no celular, eles podem vir contaminados por outros aplicativos conhecidos como aplicativos espiões, que monitoram tudo o que você faz e também todos os seus dados. Dessa forma, os estelionatários têm acesso a tudo o que você faz nos celulares e a todas as suas senhas.

Caso alguém tente te aplicar um golpe ou você caia em algum, é importante que o boletim de ocorrência seja feito na mesma hora. Dessa forma, é possível evitar maiores problemas e ainda ajudar as autoridades a pegar esses estelionatários, impedindo que eles apliquem golpes em outras pessoas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário