A dieta da limonada, conhecida como Master Cleanse existe desde 1940, mas se popularizou em 2006 e vem ganhando força desde lá. A fama se deu após as palavras da cantora pop norte-americana Beyoncé, a qual afirmou que praticava a dieta. No entanto, embora algumas pessoas afirmem benefícios, os nutricionistas alertam para os riscos à saúde.
Veja também: 10 chás poderosos que podem ajudar no combate à depressão e ansiedade
Como surgiu a Master Cleanse (dieta de limonada)?
Como mencionado, essa estratégia alimentar surgiu ainda na década de 1940, portanto há mais de 80 anos. Ela foi originada pelo estudante de medicina alternativa Stanley Burroughs, que embasou o livro The Master Cleanse (1976).
O objetivo do método não era oferecer uma dieta para emagrecimento, mas sim oferecer uma saída para desintoxicar o organismo. No entanto, a dieta de limonada acabou apresentando resultados de emagrecimento, o que fez com que seus adeptos crescessem pelo mundo.
O filme Dreamgirls, protagonizado por Beyoncé, foi lançado em 2006 e contou com a cantora mais magra do que o normal. Na época ela revelou que usava a técnica da dieta de limonada, Master Cleanse. Daí em diante diversas pessoas resolveram entrar na onda e testar o método.
No que consiste a dieta da limonada de Beyoncé?
De um modo resumido, essa dieta pode ser traduzida em uma dieta líquida à base de suco de limão, xarope de bordo e pimenta caiena. Inclusive, os praticantes também são aconselhados a beberem um laxante natural feito com ervas.
Todos os dias são ingeridos entre 6 e 12 copos dos líquidos informados acima. De acordo com os dados do livro de 1976, os ingredientes da dieta são nutritivos e benéficos para o corpo.
De fato, o limão tem grandes potenciais para auxiliar na saúde, bem como a pimenta caiena e o maple syrup (xarope de bordo). Depois de terminar os 10 dias, a pessoa deve retomar a alimentação normal aos poucos. Tomando suco de laranja nas primeiras 24 horas, depois deve ingerir sopas e caldos, passar para saladas e então comer normalmente após cerca de 4 dias.
Quais os riscos da Master Cleanse?
O primeiro risco é o de reganho de peso rápido. Sempre que o corpo perde uma quantidade significativa de gordura e de peso ele tende a ganhar mais rápido quando a pessoa volta a comer normalmente. Isso ocorre pelas alterações metabólicas abruptas.
Além disso, quando se emagrece muito rápido, a quantidade de massa magra eliminada é grande. Diante do reganho, o paciente volta ao peso anterior com mais gordura do que tinha antes.
A ausência de proteínas e das calorias comuns do dia a dia podem deixar a pessoa mais propensa a infecções e outras doenças. Isso ocorre diante do enfraquecimento do sistema imunológico.
Portanto, sempre consulte um médico ou profissional de nutrição antes de decidir entrar em uma dieta maluca e radical.