PIS/Pasep esquecido passa de R$ 208 milhões; quem tem direito à grana?

Informações sobre dinheiro do PIS/Pasep esquecido de anos passados e como fazer para consultar.



Uma notícia que acabou pegando muitos trabalhadores de surpresa foi a de que, neste ano, 2022, seria possível sacar o abono salarial do PIS/Pasep referente a anos passados. A surpresa foi maior ainda quando todos ficaram sabendo que os valores definitivamente não eram pequenos, de acordo com o próprio Ministério do Trabalho e Previdência, que afirmou que os valores somados chegam a R$ 208 milhões.

Veja também: Conta PJ Nubank: Fintech amplia serviço para empresas com mais de um sócio

Isso obviamente ligou o sinal de alerta para muita gente, já que, com a situação econômica atual do país, existem incontáveis pessoas que necessitam desse dinheiro. E estima-se que 320 mil trabalhadores, tanto do setor público quanto do privado, têm dinheiro esquecido disponível para ser sacado.

Muitas pessoas já até se perguntam como isso vai ser feito, e surgem muitas dúvidas a respeito. E a primeira coisa que deve ser entendida é que esses valores vão ser disponibilizados exatamente da mesma forma que o PIS/Pasep geralmente são liberados.

Para o PIS, a ordem de quem saca primeiro será estabelecida por um calendário definido de acordo com a data de nascimento. Já para o Pasep, será de acordo com o número do registro. Tudo isso começando a partir do dia 31 de março.

Portanto, é importante ter atenção redobrada, já que as pessoas que não sacarem o dinheiro esquecido a tempo vão ficar sem, tendo nova oportunidade de sacá-lo somente na data de saque do PIS/Pasep do ano que vem.

Como saber se tenho direito?

A forma mais fácil e rápida de saber se você tem direito ao PIS/Pasep é consultando. No caso do PIS, você pode ligar para a Central da Previdência Social, através do número 135. Durante a ligação, escolha a opção de número 5. Não esqueça de estar com o CPF em mãos para poder informar seus dados cadastrais do PIS. Após esse procedimento, você será devidamente informado. A ligação pode ser feita de segunda a sábado, entre as 7h da manhã e às 10h da noite.

Vale lembrar ainda que a Caixa Econômica Federal também pode informar para você o número do seu PIS, que é mais uma coisa que você precisa saber para poder consultar se tem direito ao dinheiro. Nesse caso você pode ligar para 0800-7260207. A ligação pode ser feita a qualquer momento, já que o atendimento está disponível 24 por dia durante os 7 dias da semana.

E claro, o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, bem como o Caixa Tem, Caixa Trabalhador e FGTS também permitem a consulta.

Já, no caso do PASEP, é mais fácil ainda. Basta consultar através do site do Banco do Brasil.  Para a consulta, é importante que você tenha o CPF em mãos e informe a sua data de nascimento.




Voltar ao topo

Deixe um comentário