scorecardresearch ghost pixel



Interpretação de textos para concursos

Dicas para se tornar um expert na compreensão textual e sair ganhando preciosos pontos em seu próximo concurso.



As provas de Língua Portuguesa guardam o maior peso na pontuação dos concursos, por isso, exigem atenção redobrada por parte dos concurseiros. Porém, é importante frisar que, para sair bem nessa disciplina, não basta, apenas, saber tudo de Gramática, mas, também, entender bastante de compreensão textual.

Aqui, vão algumas dicas valiosas para que, em sua próxima prova, você “arrase” na pontuação.

1 – Leitura

Essa dica é válida para tudo: gramática, redação, interpretação textual. Lendo, você aumenta seu repertório de palavras, além de exercitar sua mente para as variações de texto. Aqui, vale tudo: leitura do conteúdo programático, histórias em quadrinhos, sites de fofoca, letras de música, literatura infanto-juvenil, e por aí vai. Quanto maior seu leque de estudos, mais afinidade terá com ambiguidade, memorização, significados nas entrelinhas, etc.

2 – Análise do sentido

Com certeza, ao ouvir uma música, você já se pegou entendendo a letra totalmente diferente do que está escrito em seu original, não é verdade? Não se culpe se isso acontecer, mas, não se permita o engano na hora da prova. Para fugir das pegadinhas, observe se o que você apreendeu de determinado texto faz sentido.

3 – Aprenda com o cotidiano

Em nossa vida diária, a interpretação de textos está muito mais presente do que percebemos e você pode tirar lucro disso. Leia e analise frases de motivação; reflita sobre suas situações cotidianas, incluindo o que falam para e de você; ouça músicas e poemas.

4 – “Converse” com o texto

Ao se deparar com um texto e evitar interpretações desencontradas, reflita e retire informações valiosas, contemplando o que pode ser entendido. Procure compreender o texto de maneira global, anotando todas as interpretações possíveis (e, voltando ao segundo item, analisando se elas fazem sentido).

Vá anotando as suas impressões e as encaixe dentro de uma interpretação global. Nesse contexto, você pode sublinhar as ideias principais do texto, montando uma espécie de resumo ou esquema; ou, ainda, refletir sobre o texto, escrevendo o que pensa dele, por exemplo.

5 – “Converse” com o texto ainda mais

Muitas vezes, as respostas estão escondidas nas entrelinhas ou, ainda, nas informações extra-textuais. Portanto, ao receber um texto na prova, procure entender dados como o autor, o contexto histórico em que foi escrito (tempo e lugar), motivação do autor.

6 – Na hora de estudar ….

Já dissemos o quanto é importante ler, mas, aqui, vamos dar outra dica: procure ler textos impressos, e não digitais. Pode parecer antiquado, mas, pesquisas científicas comprovam que o controle físico do texto (folhear as páginas, por exemplo), permitem maior experiência sensorial e amplia a capacidade de memorização.

Abuse do dicionário, ampliando seu vocabulário e tirando as dúvidas sobre significados desconhecidos. Busque materiais confiáveis que versem sobre a interpretação textual (aqui, falamos dos livros didáticos, mesmo, principalmente especializados em concursos públicos). E aprenda Gramática aplicada ao texto, não isoladamente: aprenda o conceito, verificando sua aplicação em frases, fixando o que foi aprendido e praticando em textos.

Agora, é com você! Pratique suas técnicas de interpretação de texto e arrase nos próximos concursos! Até mais!




Voltar ao topo

Deixe um comentário