O alecrim tem origem no Mediterrâneo, mas se espalhou por todo o mundo e é uma das ervas mais utilizadas na culinária. No entanto, suas propriedades medicinais são conhecidas e relatadas há muito tempo. Qualquer pessoa pode obter ganhos para a saúde através dos benefícios do alecrim.
Veja também: Como fazer adubo líquido orgânico para usar na horta
Dentre as vantagens que a especiaria oferece estão: melhora do humor, mais saúde mental, auxilia o emagrecimento, diminuição do estresse, entre outros. Mais do que isso, o alecrim fortalece o sistema imunológico e ajuda no tratamento de doenças respiratórias. Se você se surpreendeu com todas essas informações, conheça mais sobre tudo que o alecrim pode te oferecer.
Benefícios do alecrim para o corpo humano
1- Alecrim melhora o humor e ajuda na memória
Os óleos essenciais presentes no alecrim são os responsáveis por melhorar o humor da quem os utiliza. Além disso, eles estão diretamente ligados à melhora da memória e ao bem-estar. Isso decorre da presença de ácido carnósico. Ele é um antioxidante que trabalha diretamente com o sistema nervoso central e se faz indicado no tratamento de depressão, ansiedade, cansaço, estresse e Alzheimer.
2- Benefícios do alecrim ajudam em problemas respiratórios
Uma das grandes funções do alecrim está em seus benefícios para o sistema respiratório. Ele funciona como um expectorante natural, podendo ser utilizado em casos de gripes e resfriados. Pacientes que sofrem com asma e bronquite também encontram alívio nessa erva medicinal.
3- Possui ação diurética e digestiva
O alecrim é um excelente diurético natural e auxilia imensamente no processo de digestão. Ele ajuda a aumentar a produção de urina, o que faz com que o corpo desinche e não retenha líquidos.
4- Alivia as cólicas menstruais
As mulheres que sofrem mensalmente com as cólicas menstruais podem se beneficiar bastante do alecrim. A planta, quando consumida em forma de chá, tem potencial de diminuir consideravelmente as dores da cólica menstrual. Mais do que isso, o alecrim ajuda a circular melhor o sangue, o que diminui o fluxo do período para as mulheres.