Utilizado por muitos pelos recursos que o aplicativo original não possui, o WhatsApp GB conquistou muitos adeptos que viram no aplicativo a possibilidade de poder conversar sem mostrar que estão online, por exemplo.
Veja também: Não abra esses aplicativos antes de dormir se você quiser garantir uma boa noite de sono!
O fato é que esse aplicativo não foi criado por desenvolvedores da Meta, além de que não possui a criptografia ponta a ponta, com o qual pode contar quem utiliza a versão original do aplicativo.
O WhatsApp GB utiliza o nome do aplicativo original, a mesma interface, e necessita que o usuário que deseje usar o aplicativo possua uma conta no WhatsApp original, além de só estar disponível para Android.
WhatsApp GB apresenta um risco para a privacidade
Por não contar com a criptografia ponta a ponta – o WhatsApp GB que se utiliza de servidores próprios para realizar a comunicação – deixa suas mensagens e fotos expostas, além da facilidade para que sejam acessados vídeos, senhas, conversas, contatos e interações em grupos, sendo um prato cheio para qualquer invasor que queira roubar a conta do usuário.
WhatsApp Gb vira Trending Topics no Twitter
O WhatsApp Gb virou um dos assuntos mais comentados do Twitter após a Meta anunciar que irá suspender, e posteriormente banir, todos os números que utilizam a versão pirata do aplicativo.
A Meta, através de um comunicado informou: “Os aplicativos não compatíveis são versões modificadas do WhatsApp. Eles foram desenvolvidos por terceiros e violam nossos termos de serviço. O WhatsApp não é compatível com esses aplicativos porque não podemos validar as medidas de segurança implementadas por eles”.
De acordo com informações do WhatsApp, quem teve a conta suspensa ainda poderá ter salvação. Basta que para isso o usuário aguarde o tempo de suspensão e então use somente a versão original do aplicativo, sob risco de banimento definitivo caso não o faça.
Lembrando que, o WhatsApp GB não está disponível em nenhuma das lojas oficiais para aplicativos – seja no sistema Android, ou no iOS -, logo, para que seja baixado esse aplicativo, é necessário que o usuário vá até um site de terceiros realizar o download da ferramenta que, só está disponível para o sistema Android.
O usuário precisa se atentar justamente nisso, se não está disponível para download seguro na loja autorizada, logo isso não pode significar boa coisa.
O WhatsApp GB expõe o usuário a riscos desde o momento em que é baixado de forma indevida, até a possibilidade de exposição de dados do usuário. Certamente um risco que não vale a pena correr.