Quando se pensa em alimentação para o Pet, é muito interessante que se saiba como variar, sem que a dieta não saia perdendo em nutrientes. E por mais que a ideia de alimentar um cão com verduras e legumes seja estranha, saiba que, sim, é possível.
Veja também: Arroz e feijão para cachorro faz mal? Veja o que os especialistas dizem
A dieta natural somente com legumes e verduras é possível, mas não indicada, a não ser em casos específicos indicados pelo médico veterinário, pois como cães são naturalmente carnívoros, necessitam de certas vitaminas e proteínas existentes nas rações específicas. Mas, como petisco, são uma ótima opção.
Conheça a seguir as verduras e legumes que seu cão pode consumir sem problemas
- Cenoura
Cães, de um modo geral, amam cenoura, tanto crua quanto cozida. É uma das mais escolhidas na hora de optar por legumes para entregar para eles. Fonte de vitamina A, vitaminas C, K e potássio, é antioxidante e facilita a digestão.
- Abóbora
A abóbora é permitida na alimentação dos cães, pois além de ser rica em fibras e proteínas, ela auxilia no combate à prisão de ventre. Possui proteínas, carboidratos, potássio, cálcio, sódio, ferro, magnésio, e fósforo, além de vitaminas A, C e E. Deve ser oferecida sempre cozida, sem a casca e a semente.
- Beterraba
A beterraba pode ser oferecida ao seu cão sem problemas, e deve ser servida para ele cozida e sem casca.Possui vitaminas A, C e complexo B, além de ajudar a prevenir a diabetes.
- Espinafre
O espinafre é uma excelente fonte de vitamina A e do complexo B. Costuma ser bem aceito pelos cães, e deve ser servido cozido e misturado com outros alimentos.
- Brócolis
O brócolis possui muitas vitaminas como: cálcio, potássio, zinco, ferro, sódio, além das vitaminas C, A, B1, B2 e B6, sendo uma excelente escolha para controle da pressão arterial e obesidade canina. Deve ser servido cozido e misturado à comida do cão.
- Chuchu
O chuchu é rico em cálcio, ferro e fósforo, além de possuir as vitaminas A e C e ser uma excelente fonte de fibras. É muito indicado para cães em dietas de emagrecimento, e a recomendação é de que seja oferecido cozido e sem casca.