O Auxílio Gás dos Brasileiros terá novos pagamentos em abril. De acordo com as regras do programa, os repasses devem ser feitos a cada dois meses. Como não houve liberação em março, os beneficiários terão acesso ao dinheiro no próximo mês.
Leia mais: Famílias podem receber um desconto de até 65% na conta luz, mas não sabem; Veja como funciona
O Ministério da Cidadania definiu que o calendário será o mesmo do programa Auxílio Brasil. Isso significa que quem recebe os dois benefícios poderá sacar ambos na mesma data.
O cronograma do vale-gás nacional considera o algarismo final do Número de Inscrição Social (NIS) dos beneficiários. As data de pagamento começam com o NIS final 1 e chegam ao fim com o NSI final 0.
Saque do benefício
Para quem tem o cartão do Auxílio Brasil, basta usar o mesmo dispositivo para retirar o vale-gás. Já os brasileiros que ainda não receberam o cartão podem fazer o saque gerando um código no aplicativo Caixa Tem. Também é possível realizar transferências, pagamentos e compras com o cartão virtual por meio da plataforma.
O prazo para retirar o dinheiro é de 120 dias, a contar da data de depósito. Se o usuário ultrapassar esse período, pode ter seu benefício bloqueado.
Novas entradas
Milhões de pessoas ainda não conseguiram receber nenhuma parcela do vale-gás. Em fevereiro, cerca de 5,5 milhões de famílias tiveram acesso ao benefício, bem menos do que os mais de 17,5 milhões de beneficiários do Auxílio Brasil.
O governo ainda não confirmou se fará novas inclusões em março. Embora o objetivo seja adicionar mais gente todos os meses, esse processo depende de disponibilidade orçamentária.
Também vale destacar que um projeto de lei que amplia o Auxílio Gás está em trâmite no Congresso Nacional. O texto foi aprovado no Senado, e agora depende do aval da Câmara.