Esta hortaliça que você tem em casa combate o mau-hálito, previne doenças e emagrece

Uma das hortaliças mais famosas utilizadas no Brasil é, sem dúvidas, a hortelã. Conheça as principais vantagens dessa planta para a saúde humana e tudo que ela pode proporcionar.



Você já parou para pensar em todos os benefícios que os vegetais podem produzir no corpo humano? Algumas plantas bem comuns são cheias de nutrientes e substâncias que atuam de forma positiva para a saúde.

Veja também: Lista: 3 bebidas perigosas para quem tem diabetes

Uma dessas hortaliças é a hortelã, que desempenha funções incríveis para o ser humano manter sua vitalidade em alta. Conheça hoje alguns dos benefícios da hortelã para o organismo. Lembre-se que ela pode ser ingerida em forma de sucos, chás e em saladas.

Hortelã ajuda na prevenção de várias doenças

A hortelã é rica em vitaminas A, B, C e D. Em resumo, é uma planta que tem praticamente tudo que seu corpo necessita para funcionar bem. Sua atuação como antioxidante é poderosa e trabalha no combate dos radicais livres. Esses agentes são os causadores de câncer, por exemplo. Além disso, a hortelã previne o envelhecimento precoce, problemas de pele e a queda de cabelos.

As folhas são utilizadas em dietas para emagrecer

As folhas de hortelã têm um poderoso efeito para quem está em busca do emagrecimento. O suco de hortelã sacia a fome e ainda atua como um excelente produto diurético. Mais do que isso, a hortaliça tem o poder de regular os níveis de colesterol, aumentando a produção de HDL (com) e diminuindo a de LDL (ruim).

O chá feito com hortelã ajuda a acalmar a mente

O efeito do chá de hortelã se assemelha ao mesmo padrão do chá de camomila. Ou seja, é um líquido natural que tem propriedades calmantes. Assim, ele atua no combate à depressão, à ansiedade e ao estresse. Suas folhas podem ajudar a diminuir os efeitos danosos da insônia, por exemplo.

Melhora a saúde da boca e das vias aéreas

A hortelã é famosa pela sua ação expectorante, sendo utilizada em medicamentos fitoterápicos para esse fim. Porém, ela acaba atuando em toda a região das vias aéreas. Ela ajuda a reduzir o mau-hálito e promove a diminuição de cáries e outras enfermidades bucais.




Voltar ao topo

Deixe um comentário