Até o dia 10 de junho, todas as empresas que efetuam telemarketing, como agências turismo, bancos e corretoras precisarão de um novo número de telefone. Desde o último dia 10 é possível registrar um número com prefixo 0303, o qual será obrigatório a partir do segundo semestre do ano.
Em outras palavras, o consumidor poderá recorrer aos seus direitos caso receba ligações de telemarketing sem o prefixo indicado.
Veja também: Apple deve lançar assinatura e aluguel de iPhone até 2023
Embora o recurso esteja ativado (porém ainda sem obrigatoriedade), apenas 254 códigos foram cadastrados. Destes, apenas 105 permanecem ativos no momento.
O número não é nada comparado ao total de empresas que atuam com contatos e ligações para os clientes e consumidores. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), é possível fazer mais de 10 milhões de combinações diferentes com o prefixo 0303.
Maior parte das ligações de telemarketing são falsas
De acordo com especialistas, a maioria das chamadas de telemarketing são fraudulentas. Na prática, elas representam uma ferramenta de captação chamada spoofing. O consumidor atende a ligação de um número estranho e logo a chamada cai. Na verdade, ao fazer isso, o consumidor apenas validou que seu próprio número telefônico está apto a receber ligações de telemarketing.
Até que a regra esteja em vigor obrigatoriamente, as empresas tendem a utilizar números fixos e móveis para atingir o público-alvo. Até lá, é possível efetuar algumas reclamações para bloquear esse tipo de contato.
Como bloquear ligações de telemarketing sem prefixo 0303
Ainda que as ligações sejam feitas sem o prefixo 0303 ou mesmo que se refiram a cobranças, elas podem ser bloqueadas. Existem meios para conseguir se livrar dessas ligações indesejadas e você pode descobrir como fazer isso hoje.
– Use o serviço “Não me perturbe”
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) possui um canal exclusivo para que as ligações inconvenientes finalmente terminem. Basta acessar o portal “Não me Perturbe” e preencher com suas informações. A plataforma da agência impede que as ligações continuem.
– Aplicativos
Na sua loja de apps do celular existem vários aplicativos confiáveis que identificam a ligação e bloqueiam quando são spans.
– Procon
Vá até o órgão de proteção do consumidor da sua cidade e explique sua situação. Analise o que é possível fazer par impedir o volume alto de ligações indesejadas.