O guaco é uma planta utilizada na medicina alternativa há séculos. Atualmente, o líquido produzido pela infusão de suas folhas serve para combater os sintomas de gripes e resfriados, principalmente a tosse. De modo geral, o chá de guaco melhora o sistema respiratório e é excelente para aliviar inflamações na garganta.
Veja também: Conheça quais são as 7 melhores frutas para gastrite
Dentre as propriedades do guaco, pode-se destacar a sua capacidade broncodilatadora e expectorante. Além disso, essa erva também conta com ação bactericida e calmante. Por isso, se você sofre com tosses, peito carregado e dificuldades respiratórias, vale a pena apostar no chá de guaco.
Utilize mel no chá de guaco para potencializar o resultado
O mel é um ingrediente que, além de adoçar o chá, vai fazer com que seus efeitos sejam ainda mais potentes. Afinal, o mel também conta com propriedades antissépticas e anti-inflamatórias. Ele é um produto natural que auxilia no tratamento de inflamações e de dores na garganta.
Por isso, você vai aprender a fazer um incrível e poderoso chá de guaco com mel para tratar:
- Tosses;
- Gripes;
- Resfriados;
- Peito carregado;
- Dor de garganta;
- Inflamação na garganta;
- Asma;
- Rinite;
- Laringite;
- Sinusite e muito mais.
Vale destacar que para as pessoas que são alérgicas, o mel também é um excelente calmante natural das mucosas.
Aprenda a fazer chá de guaco com mel
Para preparar um ótimo chá de guaco com mel na sua casa, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 8 folhas de guaco;
- 1 colher de sopa com mel;
- 500 ml de água filtrada e fervente.
Modo de preparo:
Coloque a água para ferver e desligue o fogo assim que começar a borbulhar. Adicione todas as folhas de guaco e abafe a panela com um prato ou com a própria tampa. Deixe assim por cerca de 15 minutos. Depois, basta coar, adicionar o mel, misturar e tomar assim que o chá estiver morno.
Lembre-se de que o chá de guaco ou qualquer outro chá não substitui a consulta e, muito menos, o tratamento médico adequado.