scorecardresearch ghost pixel



As 7 plantas que você não deve deixar dentro de casa

A beleza das folhagens e flores com certeza tornam qualquer ambiente mais harmonioso, mas é necessário ter cuidado, porque determinados vegetais exalam substâncias tóxicas e perigosas à saúde.



Decorar com plantas é um hobbie muito comum, mas ao adquirir certos arranjos, nem todos param para prestar atenção nas características de algumas espécies venenosas. Mesmo com todas as precauções, visitas, crianças e animais de estimação desconhecem a seriedade de tocar em uma folha tóxica e até levar algum pedaço à boca. Certas substâncias são mortíferas ou causam intoxicações gravíssimas, desse modo, informação nunca é demais.

Veja também: Conheça a fruta que combate o diabetes e é comum no Brasil

Fique de olho na lista a seguir e conheça quais plantas precisam ficar longe de áreas internas 

Imbê

Pode chegar a um metro de altura e as pessoas costumam usá-la para criar uma sensação de aconchego em espaços maiores. Suas folhas são extensas e de um verde intenso que chama a atenção. No entanto, apresenta nervuras que contêm um líquido branco espesso, capaz de causar irritação na pele e olhos e ao ser ingerida, provocar asfixia até a morte.

Hortênsia

Delicada e em forma natural de um buquê, sua tonalidade clara e formada por pequenas flores enganam bastante. No seu caule estão presentes substâncias conhecidas como hidrangina que causam enjoos, convulsões, diarreias e desmaios.

Beladona

Na Antiguidade e Idade Média suas propriedades já eram bem conhecidas, pois a presença de alcalóides, tornava seu conteúdo extremamente tóxico em chás. É claro que no Brasil famílias faziam chás anti inflamatórios, mas nesse caso há mais contraindicações do que recomendações.

Bico de papagaio 

Ao olhar para a sua aparência em formato de estrela e com aspecto natalino, é considerada uma opção em decorações e presentes. Porém, a seiva parece leite e na superfície do corpo estimula o desenvolvimento de alergias e queimaduras.

Sálvia

A sálvia usada para temperar proteínas é a ‘’salvia officialis’’, ingrediente de infusões, pratos e atua em doenças inflamatórias, amenizando dores musculares. Mas há outra variedade, chamada de ‘’salvia divinorum’’, maior e menos abundante na natureza. De toda forma, preste sempre atenção na necessidade de plantar ervas em sua horta.

Serpentária 

Serpentária ou cachimbo de turco é uma planta exótica e ao encontrá-la todos têm a ideia de que ficaria perfeita na decoração de uma sala. Colorida e exuberante, revela alta toxicidade, mas só pelo mau odor percebe-se o perigo de manusear uma planta dessas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário