Descubra como quebrar o seu jejum para emagrecer de forma eficiente

Veja forma correta de fazer jejum, de maneira que não faça mal à sua saúde.



Sabemos que existem muitas pessoas que são adeptas fielmente ao hábito de jejuar. Embora o jejum não seja uma nova opção, ele está ganhando cada vez mais fama e dividindo opiniões entre os cientistas. Isso se deve porque, como qualquer outra dieta, o hábito traz vantagens e desvantagens para quem gosta de praticá-lo, mas pode ser perigoso para quem o faz sem orientação.

Veja também: Esses sintomas revelam que sua alimentação anda muito mal

Previamente devemos lembrar que essa não é uma medida para todos. Antes é necessário passar por um nutricionista, é ela quem vai fazer uma avaliação para saber o que é melhor para sua saúde.  Feita a consulta com o especialista em nutrição, já se pode avaliar o que deve ser encaixado na sua rotina alimentar.

Primeiramente, devemos nos orientar de que de nada adianta passar horas em jejum e, quando for ingerir calorias, sair comendo qualquer besteira que ver pela frente. Então para que o jejum saia com sucesso, o ideal é que, quando for quebrá-lo, o faça com alimentos leves e ricos em fibras, proteínas ou gorduras de boa qualidade. Eles são bem importantes, pois, quando se está em jejum, o metabolismo fica em repouso.

A ingestão de alimentos cheios de carboidratos e açúcares daria um efeito de choque. Assim, além de irritar o estômago, você vai estar diminuindo os benefícios, devida à disparada de insulina. Quando você fica horas e horas sem ingerir alimentos, a insulina fica baixa, então o estímulo de usar o tecido adiposo como uma fonte de energia começa a ser usado.

No entanto, quando você ingere alimentos processados, refinados ou embutidos, você vai estar gerando um acúmulo de energia, já que por sua vez se trata de alimentos calóricos e pobres em nutrientes. Por isso é muito importante ter em mente que além da qualidade dos ingredientes, é necessário evitar os exageros e prezar pela moderação.

Qual o melhor jejum intermitente para perder peso?

Lembrando mais uma vez que, antes de fazer qualquer tipo de jejum ou dieta, você deve passar pela avaliação de um nutricionista, que definirá qual será a melhor dieta para você.

Mas quando procuramos por emagrecimento, os jejuns de 16 horas a 18 horas, sendo praticado de duas a três vezes por semana, pode auxiliar no processo de biogênese mitocondrial, de beta oxidação e de cetoadaptação.  E as pessoas que estão passando por processo de hipertrofia ou que têm dificuldade em ganhar massa devem praticar o jejum de apenas 12 horas, não podendo passar disso.




Voltar ao topo

Deixe um comentário