6 frutas secas dessas todos os dias podem fortalecer a saúde dos ossos

Comer de 6 a 12 ameixas secas por dia pode fortalecer os ossos, é o que diz uma pesquisa feita nos Estados Unidos.



A ameixa possui o nome científico de Prunus domestica, é uma fruta suculenta, adocicada que pode ser ingerida na forma fresca ou desidratada. Seus nutrientes variam conforme o tipo da fruta e a forma de consumo.

Veja também: Cuidado! Se você toma pílulas para dormir precisa ficar atento a estes riscos

A ameixa colabora com a saúde intestinal, também ajuda prevenir doenças como diabetes e doenças do coração, além de possuir grande poder antioxidante que contribui para saúde dos ossos. A fruta quando está fresca tem um teor de vitamina C bastante significativo, uma unidade da fruta fornece 10% das necessidades diárias, tudo isso com apenas 25 calorias.

Por outro lado, a ameixa desidratada caracteriza-se por ser mais doce que a ameixa fresca, e apenas 5 unidades têm cerca de 120 calorias, um pouco elevadas, você não acha? Mas, embora seja composta de açúcares simples, a ameixa desidratada não causa pico de glicemia.

A fruta desidratada tem alto teor de fibras, além de ser fonte de vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina K , boro, cálcio, potássio e magnésio.

O poder antioxidante da ameixa

Há tempos que a ameixa vem sendo estudada para identificar sua ação no organismo. A fruta, tanto na forma fresca como desidrata, tem ação antioxidante. Boa parte disso é por conta de seus fitonutrientes que neutralizam a ação dos radicais livres nas células. Vale destacar, que essa ação é fortalecida pela presença de vitamina C e demais nutrientes, já destacados acima.

É verdade que comer 6 ameixas por dia deixa os ossos mais fortes?

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, constatou que comer de 6 a 12 ameixas por dia pode diminuir os processos inflamatórios que provocam perda óssea em mulheres pós-menopausa.

O resultado foi evidenciado através da seguinte pesquisa: os doutores dividiram em três grupos, as mulheres com marcadores pós-menopausa com um marcador para osteoporose. Um grupo consumiu 50 gramas de ameixa por dia durante 12 meses, outro grupo consumiu 100 gramas e um terceiro grupo que não consumiu ameixas.

Um outro estudo realizado em 2011 apontou um resultado semelhante. Os cientistas acreditam que a ameixa seja benéfica à saúde dos ossos por causa de suas altas concentrações de boro e vitamina, além do cálcio. Esses nutrientes têm relação com o desenvolvimento ósseo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário