Correção do IR e vale-refeição podem sair nesta semana; O que muda?

Medidas buscam beneficiar servidores públicos, pessoas físicas e aqueles que trabalham com reciclagem de lixo.



Nesta semana, entre os dias 11 e 14 de abril, o governo federal pretende lançar uma lista de benefício econômicos a diferentes grupos da sociedade. Em suma, o intuito é estabelecer mudanças no Imposto de Renda (IR), vale-refeição e criar o benefício destinado aos catadores.

Leia mais: Despesas com saúde: confira o que pode ser deduzido no Imposto de Renda

No caso do vale refeição, funcionários públicos terão um aumento de R$ 400 no benefício. A subida representa uma compensação à falta de reajuste salarial. Atualmente, o vale é repassado em igual quantia para todos, sendo de maior peso para os servidores que recebem menores salários.

No caso do benefício aos catadores, a ideia do governo é oferecer uma quantia de R$ 300 todos os meses a cerca de 800 mil pessoas que trabalham com reciclagem de lixo. Os recursos viriam de empresas com metas de reciclagem de resíduos e não dos cofres públicos. O governo apenas entraria com a regulamentação da medida.

Por último, está previsto para entrar em vigor o aumento nas faixas de incidência de alíquotas do Imposto de Renda, no caso de pessoas físicas. A alteração acarretará na diminuição do tributo a ser pago. Até o momento, o percentual de alta ainda não foi definido.




Voltar ao topo

Deixe um comentário