A dor de estômago pode ter várias causas diferentes, mas uma das mais frequentes está associada à má digestão. Alguns alimentos também podem aumentar a acidez estomacal e provocar quadros de azia e gastrite, por exemplo. Por isso, vale a pena conferir algumas dicas simples que são capazes de resolver o problema.
Veja também: Conheça quais os alimentos que reduzem a absorção do cálcio
Uma dica para prevenir que o quadro de dor apareça é evitar fazer refeições pesadas durante a noite. Não coma, pelo menos, 2 horas antes de dormir. Evite alimentos gordurosos ou açucarados durante a noite.
Bebidas alcoólicas também podem se tornar grandes inimigas da saúde estomacal. Caso as dores sejam frequentes, procure sempre um aconselhamento médico especializado.
O que fazer para amenizar e curar a dor de estômago?
Descubra algumas dicas simples que costumam ajudar bastante ou até resolver um quadro de dor de estômago. Lembre-se que nenhuma dessas orientações substitui qualquer orientação ou tratamento médico.
1 – Não fume ou beba álcool para aliviar dor de estômago
Se você é fumante pode ser difícil se manter longe do cigarro por um tempinho, mas vale a pena amenizar e até curar a dor de estômago. O cigarro é um agente que causa irritação na mucosa estomacal, assim como as bebidas alcoólicas também são. Por isso, não fume ou beba álcool quando estiver com algum tipo de sensibilidade no órgão.
2 – Banho quente pode ajudar
O calor da água quente ajuda a relaxar os músculos tensionados da região abdominal. Esse efeito diminui a indigestão e, consequentemente, alivia as dores de estômago. Tome um banho quente se estiver com algum tipo de desconforto no local.
3 – Procure um médico
Se nenhuma das dicas anteriores funcionar, procure atendimento médico. Existem situações em que apenas o auxílio medicamentoso é capaz de trazer alívio e reverter o quadro de dor de estômago.