scorecardresearch ghost pixel



Higiene do Sono: descubra o que é e como ela pode fazer você dormir melhor

Você conhecia a higiene do sono? Ela pode ajudar você a resolver insônia e amenizar qualquer dificuldade para dormir. Aprenda 9 dicas para conseguir dormir mais e melhor.



Uma vida saudável depende de vários elementos para manter a saúde em dia. Alimentação adequada e exercício físico estão entre os principais ingredientes para que a vida seja boa. No entanto, eles estão longe de ser os únicos, já que uma boa noite de sono, por exemplo, é fundamental para a qualidade da saúde. A partir disso surgiu o termo “higiene do sono”. Descubra o que é e como você pode dormir melhor.

Veja também: Estudo demonstra que pessoas honestas são mais felizes

Dormir bem ajuda em várias questões do dia a dia e pode, inclusive, aumentar a expectativa de vida de cada um. O sono de qualidade acelera a perda de peso, regula todas as funções orgânicas do corpo e amplia a capacidade de memória e raciocínio. Por isso é tão importante entender como aplicar a higiene do sono adequadamente.

O que é higiene do sono?

De forma simples, a higiene do sono é um termo que resume diversas práticas que visam a qualidade na hora de dormir.

Em outras palavras, são ações que todo mundo deve tomar para que o sono seja reparador e cumpra sua função.

Higiene do sono: como dormir melhor?

Muitas pessoas vivem um ciclo perigoso de rotina estressante e noites de insônia. O problema é que quanto pior se dorme, maior é o estresse. Da mesma forma, quanto mais estressante o dia, pior é o sono à noite. Uma das formas de quebrar esse ciclo é melhorando a qualidade do sono. Algumas técnicas podem ajudar você a se livrar completamente da insônia.

Existem pessoas que viram noites em claro por conta da insônia e da dificuldade em adormecer. O problema é que o sono é vital para o ser humano e precisa ter qualidade. Uma noite bem dormida é capaz de amenizar uma série de problemas. Então, comece a aplicar hoje as seguintes técnicas.

9 dicas para garantir uma boa higiene do sono:

1 – Evite comer muito antes de dormir. Não faça grandes refeições até 2 horas antes de se deitar;

2 – Não tome muito líquido para evitar interrupções do sono durante a noite;

3 – Durma em um ambiente escuro e tranquilo, livre de ruídos e sons que possam incomodar;

4 – Deixe a cama limpa e arrumada antes de se deitar. Isso ajuda a dormir com mais conforto e tranquilidade, pois aumenta a sensação de bem-estar;

5 – Desligue o celular, a TV ou qualquer outro equipamento eletrônico 30 minutos antes de dormir, pelo menos;

6 – Tente dormir durante 7 a 9 horas todos os dias. Esse é o tempo de sono recomendado pelos especialistas no assunto;

7 – Estipule um horário para dormir e outro para acordar diariamente. Siga a rotina mesmo aos finais de semana e feriados. Isso ajuda a regular o metabolismo e o ritmo cardíaco;

8 – Evite bebidas alcoólicas e estimulantes à noite;

9 – Procure por técnicas de respiração e de relaxamento para controlar ansiedade, se esse for o seu problema.




Voltar ao topo

Deixe um comentário