Não resgatei os valores esquecidos, e agora? Entenda o que acontece

Entenda o que acontece com os valores esquecidos em instituições financeiras, revelados pelo Banco Central e que não foram resgatados pelos brasileiros.



No final do mês passado (março), o Banco Central (BC) informou as datas para o resgate dos valores esquecidos. Trata-se do sistema que revelou se existia algum valor deixado em instituições financeiras pelos brasileiros. O último dia para resgate do valor foi 16 de abril, sendo que em maio haverá uma nova rodada de consultas. A dúvida que fica é sobre o que acontecerá com o dinheiro que não foi resgatado.

Veja também: IR pré-preenchido: veja como fazer a declaração em 2022

O que acontece com os valores esquecidos que não foram sacados?

Segundo o BC, não acontecerá nada com os valores que forem deixados onde estão. Os recursos financeiros esquecidos continuarão onde estão, caso o cidadão prefira que seja assim. Assim, os valores esquecidos não resgatados permanecerão assim mesmo.

De acordo com o BC, o Sistema Valores a Receber serviu apenas para mostrar aos cidadãos que poderia haver quantias em espera. Porém, não se trata de uma obrigação tirar aquele dinheiro.

Nova consulta a valores esquecidos pelo BC

O Sistema Valores a Receber permanece indisponível até o dia 1º de maio. Durante o período, o BC vai fazer uma reformulação para informar sobre valores esquecidos de outras naturezas. Assim, os brasileiros poderão efetuar nova consulta para saber se algo mudou e se existe alguma quantia deixada para trás em algum banco ou instituições financeiras.

“O sistema contará com informações novas repassadas pelas instituições financeiras. Ou seja, mesmo quem já resgatou seus recursos e quem não tinha valores a receber na primeira etapa deve consultar novamente o sistema, pois os dados serão atualizados e pode haver recurso novo”. Foi o que garantiu o BC em uma nota enviada à imprensa.

A partir do dia 2 de maio, a nova consulta não demandará um agendamento para que o dinheiro seja sacado.

Cuidado com golpes de valores esquecidos

Um alerta foi feito pelas autoridades. Tome cuidado com golpes que falam sobre valores esquecidos. As consultas devem ser feitas sempre pelo site valoresareceber.bcb.gov.br.

Nunca clique ou toque em links encaminhados informalmente pelo WhatsApp, SMS ou e-mail, por exemplo. Você não precisa fornecer dados pessoais ou senhas para ter o dinheiro liberado.




Voltar ao topo

Deixe um comentário