Passar tempo em casa é realmente muito prazeroso, principalmente quando se tem uma rotina agitada e cheia de compromissos. Entretanto, é importante tomar cuidado com alguns hábitos para não tornar o tempo em casa prejudicial.
Veja também: 6 alimentos que te ajudam a se livrar de energias negativas
Separamos algumas práticas domésticas que são apontadas pelos especialistas como os piores hábitos que podem ser desenvolvidos quando estamos em casa.
Comer por estresse
Quando estamos em casa é muito comum desenvolver o hábito de comer por estresse ou ansiedade. Algumas pessoas comem sempre que se sentem infelizes, estressadas, decepcionadas ou ansiosas.
Nesses casos a alimentação não tem nada a ver com fome, e tudo a ver com usar comida para preencher vazios emocionais. Comer pode até parecer reconfortante, mas esse sentimento é momentâneo e desaparece junto com a comida. Felizmente é possível substituir esse vício por boas práticas, como estudar, ler, praticar um esporte ou algum tipo de jogo.
Roer as unhas
Roer as unhas não é apenas anti-higiênico, mas também socialmente repelente, leva a problemas dentários como má oclusão dos dentes anteriores, potencialmente causa problemas estomacais e leva a unhas severamente deformadas a longo prazo.
As pessoas que têm esse hábito tendem a ter unhas mais curtas do que a média; suas cutículas também apresentam cicatrizes que podem se tornar permanentes.
Para eliminar essa mania, tente entender o que desencadeia seu comportamento de roer as unhas e substitua-o por outro hábito neutro a positivo. Por exemplo, se você roer as unhas quando estiver estressado, dê um passeio ou ouça música na próxima vez que estiver com esse sentimento.
Passar tempo com pessoas pessimistas
Todos nós conhecemos pessoas pessimistas. São aquelas que fazem o papel de advogado do diabo para cada ideia que você tem e cada objetivo que você deseja perseguir.
Já somos nossos maiores autocríticos, então não ajuda quando há alguém ao nosso lado sempre pronto para nos atacar e destruir qualquer objetivo, principalmente quando estamos em casa.
Beber em excesso
Todos nós sabemos que beber muito álcool é ruim para nós, mas você sabe o quão ruim isso realmente é? De acordo com alguns estudos recentes, beber demais, seja em uma única ocasião, ou ao longo do tempo, pode prejudicar seriamente sua saúde, causando:
- Problemas cerebrais: o álcool interfere nas vias de comunicação do cérebro, tornando mais difícil pensar com clareza e se mover com coordenação;
- Doenças cardíacas: cardiomiopatia, alongamento e queda do músculo cardíaco, arritmias, batimento cardíaco irregular, acidente vascular cerebral, pressão alta e outros problemas;
- Doenças do fígado: esteatose ou fígado gorduroso, hepatite alcoólica, fibrose, cirrose;
- Problemas no pâncreas: pancreatite, uma inflamação perigosa e inchaço dos vasos sanguíneos do pâncreas que impede a digestão adequada;
- Diferentes tipos de câncer: boca, esôfago, garganta, fígado, mama;
Se você bebe muito, talvez seja difícil cortar imediatamente. Você pode tentar reduzir o número de copos que você bebe a cada vez, seguido pelo número de vezes que você bebe por semana.
Assistir muita TV
Assistir à TV, especialmente dramas bem escritos, pode ser uma boa maneira de relaxar. No entanto, lembre-se de que a TV não é a sua vida. Assistir televisão em excesso é muito prejudicial para a saúde mental.
Passar três horas todas as noites assistindo TV não mudará sua vida para melhor. Em vez disso, use esse tempo para refletir sobre sua vida, fazer um balanço e agir em seus objetivos. Evitar esses hábitos quando está em casa pode ajudar a proteger sua saúde física e mental.