scorecardresearch ghost pixel



Velocidade que economiza combustível realmente existe? Saiba aqui!

Veja se existe a velocidade que economiza combustível.



A condução lenta pode ser uma forma útil de poupar combustível? A maioria das pessoas no Brasil é assombrada por essa dúvida que insiste em permanecer em suas mentes. Afinal, dados os preços do gás e do etanol, qualquer estratégia que proporcione mais economia financeira vale a pena. Então, descubra hoje qual a velocidade que mais economiza combustível ao dirigir o carro.

Veja também: O melhor horário para abastecer e economizar gasolina

Mas afinal, qual é a velocidade que economiza mais combustível?

Antes de mais nada, é preciso que você saiba que ir mais rápido normalmente requer mais combustível, e não o contrário, como muitos pensam.  É evidente que quanto mais energia um motor requer, maior é sua dependência de diesel, combustível ou líquidos alternativos. Por isso encontrar uma velocidade que economize combustível é realmente difícil.

 

Infelizmente, não há uma única velocidade universalmente aceita que comprove gastar menos combustível, seja álcool, etanol ou gasolina. Isso porque cada tipo de veículo tem potência e motor diferente dos demais, o que torna ainda mais difícil chegar a uma conclusão sobre uma velocidade específica que economize combustível.

Por exemplo: um supercarro esportivo pode ir muito mais rápido sem precisar gastar mais combustível do que um carro popular 1.0 flex. No entanto, devemos ser realistas e considerar a realidade da grande maioria dos brasileiros, então vamos falar sobre os carros populares e como economizar combustível com eles.

Com esse fato exposto em mente, será que conseguimos encontrar uma velocidade específica que ajude um carro popular 1.0 flex a economizar combustível?

 

Alguns especialistas no assunto dizem que um carro desse tipo não deve ultrapassar os 70 km por hora, mas também não é indicado que se dirija a menos de 40 km por hora. Isso quer dizer que, para aqueles que desejam economizar pelo menos um pouco de combustível, o ideal é se manter entre os 50 e os 60 km por hora.

Contudo, precisamos ressaltar que a média exposta acima se refere a carros que estejam rodando dentro de cidades e centros urbanos. Caso o objetivo principal seja fazer economia de combustível em estradas e rodovias, é aconselhado que a velocidade seja mantida entre os 80 e os 100 km por hora.

Agora, no que diz respeito às marchas do carro, a que mais economiza dentro da cidade é a quarta, e a que mais gera economia na estrada é a quinta, considerando um carro que possua cinco marchas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário