O trabalhador que atua com carteira assinada para qualquer empresa da iniciativa privada faz parte do Programa de Integração Social (PIS). Ele garante alguns benefícios para esses profissionais, como o abono salarial PIS/Pasep no valor de até um salário mínimo.
Leia mais: PIS/Pasep ganha saque triplo em 2022; Consulte e veja se você tem direito
Em março, o governo federal autorizou uma nova rodada de saques ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Isso fez com que a busca pelo número do PIS aumentasse, já que ele é solicitado no momento da consulta ao valor do benefício.
Quem vai verificar o saldo disponível para saque pelo site da Caixa pode consultar o número do PIS na Carteira de Trabalho. Outra opção é checar os extratos do FGTS ou ainda o Cartão Cidadão.
Mas para aqueles que não sabem onde estão esses documentos ou querem uma maneira mais fácil de fazer isso, existem canais digitais à sua disposição. Basta informar o CPF para ter acesso à informação que procura.
Canais do consulta do PIS pelo CPF
Confira algumas opções para consultar seu PIS pela internet:
- Site da Caixa Econômica Federal;
- Site ou app Meu INSS;
- Site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS);
- Aplicativo Carteira de Trabalho Digital;
- Aplicativo do FGTS;
- Aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem.
Aqueles que preferirem obter o dado por meio de ligação telefônica podem entrar em contato pela Central 135, que tem atendimento de segunda a sábado, das 7h às 22h.