A certidão de nascimento comprova a cidadania de cada cidadão. O problema é que muita gente sequer lembra onde guardou o documento. Seja por motivo de perda ou esquecimento é possível tirar a 2ª via sem sair de casa. Veja como emitir a certidão pela internet.
Leia mais: RG Digital: já preciso trocar a carteira de identidade?
O principal motivo de perda da certidão de nascimento é que esse documento nem sempre é necessário, apesar de ser de grande importância em algumas situações. É só na hora que a gente mais precisa é que se lembra de procurar onde a certidão foi parar.
2ª vida da certidão de nascimento
Se é o seu caso, saiba que conseguir a 2ª via da certidão de nascimento exige algumas etapas. A primeira delas é acessar o portal do Registro Civil.
Depois disso entre na aba “Nascimento” e informe os dados pessoais, como nome completo, data de nascimento, nome do pai e da mãe e outras informações solicitadas.
Você terá que indicar o estado onde nasceu, assim como a cidade e o cartório. Novos dados serão solicitados, como o livro, folha e termo. Se você não tiver essas informações em mãos é só clicar em “Próximo”.
Ao fazer isso é preciso indicar se você deseja a certidão impressa ou no formato eletrônico. Em seguida você vai receber a informação do valor para a emissão do documento.
Se for digital, por exemplo, você terá que pagar R$ 85,63. Assim que pagar o valor, você receberá o documento da forma desejada. Vale lembrar que o valor cobrado no site é o mesmo que seria cobrado nos cartórios. Por essa razão, o serviço online tem facilitado a vida dos cidadãos que precisam da 2ª via da certidão de nascimento.