Os dragões são figuras mitológicas que estão presentes em diversas culturas pelo mundo inteiro. No entanto, a verdade é que o dragão real existe, mas é bem diferente do que se imagina.
Veja também: Pernilongos evitam pessoas agressivas pelo cheiro
Dragão real: conheça 6 espécies fascinantes
1 – Dragão-marinho-rubi
O dragão-marinho-rubi é um tipo de peixe que se enquadra dentro da família dos cavalos-marinhos. Ele tem um formato muito parecido com o de um dragão, embora tenha um tamanho bem pequeno. São os machos que carregam os filhotes sob as caudas.
2 – Lacraia-dragão
Da mesma forma que as demais lacraias, a lacraia-dragão é venenosa, produzindo substâncias tóxicas para outros animais. Sua cor vermelha deixa bastante claro o sinal de perigo para as demais espécies. Seu nome científico é Desmoxytes purpurosea e sua descoberta é recente, datando o ano de 2007, na Tailândia.
3 – Dragão de Komodo
O famoso dragão de Komodo é, certamente, o dragão real mais popular entre todos. Trata-se de um lagarto que pode chegar aos 135 kg. Sua saliva é extremamente tóxica, por conta da vasta colônia de bactérias que vive na região da boca. A mordida do dragão de Kmodo pode gerar uma infecção letal para qualquer ser vivo. Ele sofre risco de extinção.
4 – Dragão-negro
Este é o dragão real mais assustador em aparência que se pode encontrar. Se não fosse seu pequeno tamanho, o dragão-negro seria um terror dos mares. Ele é um dos seres que habitam as profundidades abissais dos oceanos, chegando a viver a 2 mil metros de profundidade. Sua aparência lembra muito a do personagem Venom, da Marvel.
5 – Dragão voador
Existem quase 50 espécies de dragão voador no mundo. Esses animais são lagartos asiáticos que possuem estruturas semelhantes a asas. Elas ajudam os indivíduos a deslizarem entre as copas das árvores.
6 – Dragão azul
Outro animal marinho que também é um dragão real, trata-se de uma lesma do mar. Com cerca de 5 cm de comprimento, o dragão azul flutua na superfície de cabeça para baixo.