O portal gov.br disponibiliza uma série de serviços para os cidadãos brasileiros. Muitos deles podem ser concedidos de forma 100% gratuita, basta entrar no site para ficar por dentro de todas as inscrições.
Veja também: Novas regras do vale alimentação podem gerar multas
Confira abaixo alguns dos principais serviços que são oferecidos dentro do portal gov.br. É possível resolver diversas pendências e entraves pela internet, utilizando o próprio celular.
1 – Declaração do IR pré-preenchida
Quem ainda não declarou o Imposto de Renda em 2022, pode contar com uma facilidade oferecida no portal gov.br. Os brasileiros conseguem ter acesso à declaração do IR pré-preenchida. Ou seja, os dados principais já constam no documento da declaração, o que facilita o processo de preenchimento da ficha.
É preciso ter acesso de segurança nível ouro ou prata para conseguir essa facilidade. Você pode acessar tanto pelo computador quanto pelo celular.
2 – Vagas de emprego no portal gov.br
O portal Emprega Brasil está ligado diretamente com o portal gov.br. Assim, dá para ficar por dentro de diversas vagas de emprego disponíveis no país. Os interessados também podem criar currículo e enviar o documento para candidaturas a vagas de emprego. A plataforma também permite agendar entrevistas.
3 – Portal do Empreendedor
Se você quer se tornar microempreendedor individual, por exemplo, pode conseguir isso pelo gov.br. Lá existe o Portal do Empreendedor. Dá para reunir informações cadastrais, pagar dívidas, ver certidões e vários outros serviços.
4 – Conferir multas pelo portal gov.br
Acesse a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para ter acesso a informações sobre multas e até conseguir pagá-las com 40% de desconto. Os condutores podem aderir ao Sistema de Notificação Eletrônica.
5 – Passaporte online
O portal também oferece a emissão do passaporte. Basta preencher um formulário para solicitar o documento e depois efetuar o pagamento da taxa. O cidadão também conseguirá agendar a retirada do passaporte e acompanhar o andamento do pedido. Tudo isso sem sair de casa, através do portal gov.br.