O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que quase 96% dos lares brasileiros possuem aparelho televisor. As TVs são produtos elétricos e, por isso, consomem energia e têm um grande impacto na conta de luz do mês. Por isso, vale a pena aprender como reduzir os gastos de energia elétrica com a TV.
Veja também: Conta de luz cara: brasileiros buscam Tarifa Social para ter desconto de até 65%
Como economizar energia elétrica com a TV?
Embora os canais de televisão abertos tenham perdido uma parte significativa do prestígio que possuíam até pouco tempo. A TV ganhou novas plataformas para exibir conteúdo, principalmente, por conta da internet. Serviços de streaming utilizam o equipamento para que seus usuários assistam filmes, séries, animações e documentários
Diante do alto número de televisores presentes no Brasil, é natural esperar que esse aparelho esteja ligado durante boa parte do tempo. Aprender a economizar energia elétrica com a TV é fundamental para reduzir os gastos mensais com essa despesa.
Vale reforçar, que as TVs modernas consomem bem menos eletricidade do que os modelos antigos. Ainda assim, se ficarem ligadas por muito tempo, a conta pode sofrer um impacto significativo para os consumidores nacionais.
Fique atento às dicas abaixo para aliviar o bolso e manter a TV ativa na sua casa:
1 – Tenha ciência dos gastos com a TV
A primeira coisa a se fazer é calcular quanto o aparelho de TV gasta de energia elétrica por mês. Basta procurar os dados de consumo no manual do aparelho ou pesquisar pelo modelo em sites confiáveis na internet. Assim, dará para saber qual é o gasto por hora que a sua TV gera. Depois é só multiplicar pelo número de horas que ela fica ligada.
2 – Mude as configurações de brilho
Acesse os ajustes da sua TV para alterar as configurações de brilho, especialmente se elas estiverem no modo automático. A intensidade das cores da imagem reflete diretamente nos gastos com energia elétrica. Prefira modos de economia.
3 – Não durma com a TV ligada
Muitas pessoas têm o hábito de dormir com a TV ligada e isso pode ser uma das principais causas do aumento na conta de luz. Ative o “Sleep Timer” ou apenas desligue os aparelhos eletrônicos antes de dormir.
4 – Tamanho ideal
Procure instalar um equipamento que tenha o tamanho ideal para sua sala ou cômodo onde será colocado. Isso evita comprar TVs que sejam muito grandes e gastam mais energia elétrica.