Os golpistas estão sempre criando novas formas de fazer mais vítimas. Agora o pagamento por aproximação também se tornou alvo dos criminosos. Apesar de a tecnologia ser segura, esses indivíduos já encontraram meios de lucrar com isso. Veja como funciona o crime e como proteger a sua conta bancária do golpe que tem preocupado o país.
Leia mais: Golpe do perfume dado em aplicativos de transporte tem assustado mulheres
Antes de tudo, é preciso entender como funciona o pagamento por aproximação. Como o nome já diz, basta o titular do cartão aproximar o cartão ou o seu celular da maquininha de cobrança para efetuar o pagamento.
Golpe do pagamento por aproximação
O golpe que está sendo realizado por meio de pagamento por aproximação acontece quando o criminoso se aproxima da vítima com uma maquininha escondida. O crime tem sido mais comum nos lugares com muitas pessoas, como as filas e o transporte público. Por quê? Bem, o cartão só fica em risco se ele estiver em, no máximo, a cinco centímetros da maquininha do golpista.
É por isso a dica é sempre guardar bem os cartões para não se tornar mais uma vítima desse crime.
Quer um exemplo? Nunca deixe o item solto dentro da bolsa ou no bolso da calça. Escolha sempre guardar o cartão dentro da carteira para aumentar as chances de protegê-lo e sempre desconfie de alguém, especialmente se for desconhecido, que tente se aproximar demais de você.
Outra dica é usar capas ou carteiras com bloqueio realizado pela tecnologia RFID, pois elas impedem a leitura dos dados. O usuário também pode fazer o bloqueio temporário do cartão, então desbloquear novamente apenas quando for usar. Isso pode ser facilmente feito pelo aplicativo do banco ao qual o meio de pagamento pertence.
Uma outra forma simples de ficar sempre de olho em toda movimentação na conta bancária é habilitar as notificações do banco, pois assim é garantido que sempre que uma compra for feita, você será avisado.
Além disso tudo, observe o extrato bancário com atenção para ter controle dos gastos e sobre onde as compras foram feitas. No mais, é importante reforçar que o pagamento por aproximação é seguro e rápido. A tecnologia – no geral – evita que os usuários tenham de repassar dados pessoais ao fazer o pagamento.
Se você for vítima do golpe do pagamento por aproximação, a sugestão é sempre procurar a operadora do seu cartão para tentar fazer a contestação da compra. Não esqueça de também registrar o caso na delegacia de polícia.