scorecardresearch ghost pixel



Saúde do coração: 6 alimentos que “matam” lentamente esse órgão

Conheça 6 opções de alimentos prejudiciais à saúde do coração e que você deveria evitar o consumo diário.



Comer um lanche rápido, ou dar uma beliscada em algum doce, ou quem sabe beber um suco de caixinha são opções inocentes que podem ser consumidas de vez em quando, o problema é quando se tornam hábitos regulares, pois podem causar ganho de peso e outros prejuízos, além de comprometer à saúde do coração.

Veja também: 6 exercícios para você fazer no home office e combater o sedentarismo

Conheça 6 opções de alimentos prejudiciais à saúde do coração e que você deveria evitar o consumo diário.

6 alimentos não saudáveis que afetam à saúde do coração

1 – Refrigerante diet

É bastante comum pensar que, por não terem adição de açúcar, são bons para não ganhar peso. O grande problema é que nesses produtos alimentícios estão concentradas grandes quantidades de sódio e outras substâncias maléficas à saúde intestinal. Além disso, esse tipo de bebida acaba provocando maior apetite, levando a uma ingestão maior de outros alimentos calóricos.

2 – Margarina

Por conter altas quantidades de gorduras trans e outros ácidos graxos, a margarina torna-se uma opção nada saudável quando se pensa na saúde a longo prazo. Tais substâncias causam alterações nas células, aumentando riscos de processos inflamatórios, aumento do colesterol ruim, insensibilidade insulínica, riscos de infarto e câncer. 

3 – Batatas fritas

Pelas mesmas razões da margarina, o consumo de batata e outros alimentos fritos à óleo devem ser evitados. Se mesmo assim, você não quiser tirar de seu cardápio tais alimentos, utilize opções mais saudáveis como óleo de coco, por exemplo, ou tente fazer batatas no micro-ondas ou na airfryer.

4 – Carnes processadas

Carnes processadas são as do tipo, bacon, salsicha, linguiça, salame, mortadela, por exemplo, são alimentos que aumentam os riscos de doenças como o câncer. Um estudo realizado pela Universidade de Ciências da Vida de Varsóvia, na Polônia, em conjunto com o Instituto Karolinska, na Suécia, publicado no periódico Heart Failure, apontou que o consumo de carnes vermelhas processadas pode aumentar em até 28% os riscos de insuficiência cardíaca em homens, além de dobrar as chances de morte decorrente de doenças cardíacas.

5 – Doces 

Além de serem causadores do aumento de peso, causam processos inflamatórios no organismo, além de elevação do colesterol e riscos de desenvolver diabetes. Consequentemente, também afetam a saúde do coração a longo prazo.

6 – Maioneses

O grande agravante das maioneses está no excesso de sódio e calorias que contém nesse alimento. Isso torna-se um fator de risco para a saúde do coração.

A alimentação precisa ser variada e composta de comida de verdade, opções de vegetais, carnes magras e frutas são alimentos contribuidores para o bom funcionamento do organismo e para saúde de longo prazo, além de afastar doenças e problemas do coração.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário