Ter animais de estimação em casa pode ser uma ótima forma de cuidar da saúde e melhorar vários outros aspectos da vida. Confira o que algumas pesquisas recentes concluíram sobre o assunto e entenda melhor a relação entre os pets e os humanos.
Veja também: Dorme com cachorro no quarto ou na cama? Entenda com isso te afeta
1 – Tutores criam conexões e socializam
Os tutores de pets acabam tendo uma vida social mais agitada e têm a possibilidade de interagir com outras pessoas na mesma situação. Seja pela internet ou em encontros presenciais, o papo sobre os animais rola solto. Uma pesquisa da Mars Petcare mostrou que 54% dos tutores concordam com essa premissa. A pesquisa foi feita em parceria com o Human Animal Bond Research Institute (HABRI).
2 – Saúde do coração melhora com animais de estimação
Os pets têm o poder de interferir diretamente na saúde de seus tutores. Vários estudos recentes mostram que os animais de estimação presentes reduzem a ocorrência de problemas coronários. A saúde como um todo pode ser beneficiada com a relação entre humanos e pets.
3 – Fim da solidão
Pessoas que sofrem com o sentimento de solidão e gostam de animais de estimação, certamente se beneficiarão dos amigos do mundo animal. A solidão será coisa do passado ao lado de um novo bichinho.
4 – Animais de estimação melhoram a saúde mental
Uma pesquisa observacional publicada na BMC Psychiatry, em fevereiro de 2018, chegou a alguns resultados bem interessantes sobre o assunto. Os animais de estimação contribuem para melhorar a saúde mental de seus tutores. Os dados apontaram que:
- Cuidar de um cachorro foi considerado benéfico para pacientes que vivem com transtorno de estresse pós-traumático;
- A convivência com animais de estimação foi associada à melhora da estabilidade emocional;
- Ser responsável por um pet também foi associado a um maior senso de significado e propósito.
5 – Mais atividade física
Principalmente os cachorros demandam certos cuidados com a saúde que podem incluir caminhadas e exercícios ao ar livre. Por esse motivo, os tutores acabam tendo que se exercitar também.