O Programa Casa Verde e Amarela do governo federal veio para substituir o antigo Minha Casa Minha Vida. Para os brasileiros, o funcionamento da medida é praticamente o mesmo que o do programa anterior. Ainda assim, muitas pessoas têm dúvidas sobre o processo para participar e sobre quais são os benefícios.
Veja também: Um erro simples pode bloquear o seu Caixa Tem; descubra qual
Primeiramente, lembre-se de que o objetivo do programa é auxiliar na aquisição da casa própria pelos brasileiros, principalmente os de baixa renda. O governo subsidia parte do valor do imóvel e garante taxas mais acessíveis no financiamento de longo prazo junto à Caixa Econômica Federal.
Quais são as vantagens do programa Casa Verde e Amarela?
A iniciativa do programa ajuda a reduzir os conflitos fundiários e amplia o acesso das famílias brasileiras ao crédito. Isso incentiva, sobretudo, a formalização de empresas que estão ligadas de alguma maneira ao patrimônio imobiliário brasileiro.
Vale destacar que á o projeto que permite a reforma de ampliar imóveis a fim de prevenir a deterioração acelerada ou a infraestrutura precária.
O programa Casa Verde e Amarela ajuda a sair do aluguel
De modo prático, o programa Casa Verde e Amarela ajuda as pessoas a deixarem o aluguel e conquistarem a casa própria. O mercado de construção civil fica favorecido e gera emprego e renda para milhões de trabalhadores.
As moradias são novas e atualizadas com as normas de segurança que regulamentam o tema na atualidade. É uma forma de o cidadão começar a construir seu próprio patrimônio e contribuir também com o sistema tributário de outras maneiras. Sendo assim, é preciso destacar que o programa favorece também o estado, com acúmulo de vários recursos.
A estimativa é a de que 450 milhões de reais sejam destinados para investir na viabilização das iniciativas internas do programa. Todo esse dinheiro acaba sendo aplicado diretamente em benefícios da sociedade.