Dia 15 de Junho, o Conselho de Ministros de Portugal aprovou um projeto para a alteração na Lei de Estrangeiros, que será discutido e tem grandes chances de aprovação. A ideia é flexibilizar algumas regras que reduzam burocracias na entrada do visto temporário e aumente a estadia do imigrante para 120 dias e prorrogação de mais 60, para os que não viajam com emprego fixo ou passe estudantil.
Veja também: Vai viajar em junho? Conheça os 13 melhores destinos
Quem tem filhos e parentes próximos poderá levá-los juntos, reagrupando a família. Antes isso só era possível caso o imigrante já tivesse obtido a cidadania, casando-se com um nativo. Sendo assim, além de desburocratizar e acelerar o processo de aprovação dos documentos, medidas que consideram o bem estar dos pais e das crianças foram pensadas.
Portugal é um país que atrai muitos brasileiros em busca de melhores oportunidades
Uma das vantagens de ficar no território português é a facilidade de comunicação devido ao idioma. O número de brasileiros morando em Portugal cresceu expressivamente e atingiu a marca recorde de 209.072 pessoas em 2021. Uma sociedade com hábitos parecidos, economia mais estável e salários melhores vêm atraindo os insatisfeitos com a realidade brasileira.
Como é um projeto de lei, não se sabe quanto tempo vai demorar para que seja implementado, favorecendo a todos que pretendem passar uma longa temporada em Portugal. O Brasil faz parte da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e pode se beneficiar ainda mais dessas mudanças legais, priorizando os membros lusófonos que têm proximidade com a região.