scorecardresearch ghost pixel



O carro gasta mais combustível se encher o tanque? Mito ou verdade?

Descubra se é verdade que ao encher o tanque o motorista acabará gastando mais com o abastecimento do carro. Muitas pessoas afirmam que é isso o que acontece.



A busca por truques e métodos para economizar combustível está cada vez mais constante diante dos altos preços cobrados atualmente. Por isso, existem algumas práticas que acabam sendo evitadas, como encher o tanque, por exemplo. Mas será que isso realmente atrapalha no consumo e faz o carro gastar mais? Entenda agora o que acontece.

Veja também: Olha o golpe! 7 dicas boas para não ser enganado no posto de combustível

Encher o tanque do carro faz gastar mais combustível?

Primeiramente, vale reforçar que está cada dia mais complicado conseguir encher o tanque. No entanto, diante de uma boa promoção, vale a pena aproveitar alguns centavos mais baratos e economizar na hora de abastecer. O problema é que muitas pessoas ficam com receio de gastar mais com o tanque cheio.

A premissa surgiu a partir da lógica de que o carro mais pesado acaba gastando mais, o que de fato é verdade. De acordo com um especialista da SAE Brasil entrevistado pelo Uol, a cada 100 kg de peso a mais, o veículo tende a gastar 6% a mais de combustível, seja gasolina ou etanol.

Cada 1 litro de gasolina ou de etanol pesa em torno de 760 gramas, mais ou menos. Assim, um carro com tanque amplo que comporta 50 litros, estaria com 38 kg a mais de peso, o que gera um gasto 2,2% maior no que diz respeito ao combustível.

Diferença não é algo relevante

Embora o peso do carro seja relevante para economizar gasolina, a verdade é que a maneira como se dirige é ainda mais incisiva nessa questão. Aliás, rodar na reserva também faz o combustível ser esvaziado mais rápido, pois a evaporação do líquido é maior.

Se você está regulando cada centavo gasto com abastecimento, uma dica é rodar com o tanque sempre um pouco acima da metade. Isso garante um peso irrelevante e maior eficiência no dia a dia. Sempre acelere de forma dosada e respeite os limites de velocidade para economizar mais.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário