O óleo de soja é um alimento predominantemente popular nas cozinhas brasileiras. Esse alimento é versátil, usado na preparação de quase todos os cardápios, porém é um item que tem pesado no bolso das famílias nos últimos meses.
Veja também: 4 hortaliças que melhoram a memória e ajudam a emagrecer
Isso porque nos últimos meses seu preço subiu cerca de 31,53%. De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do início do ano até agora, o reajuste do preço teve acréscimo de 20,37%.
Desta forma o jeito é encontrar medidas para economizar o consumo ou aderir a produtos substitutos, porém com preço mais baixos. Veja por quais produtos o óleo de cozinha pode ser substituído.
Opções que podem substituir o óleo de soja
Manteiga: é uma opção saudável que pode ser usada como substituta do óleo de soja. Com ela, é possível fritar e cozinhar diversos alimentos, e com a vantagem de deixar um sabor bem especial.
Azeite de oliva: é verdade que algumas marcas possuem um preço demasiadamente alto, mas existem marcas de qualidade por preços bastante em conta, basta pesquisar bem. O azeite de oliva é um bom substituto na hora de fritar um ovo ou bife. Vale mencionar que o azeite de oliva é muito mais saudável que o óleo.
Óleos vegetais: é possível substituir o óleo de soja por diversos tipos de óleos vegetais disponíveis no mercado, como: coco, abacate, amendoim e canola. São opções saudáveis, porém antes de comprá-los é preciso verificar se compensa, pois dependendo do tipo do óleo, da marca e da região em que você mora, os preços podem variar muito.
Iogurte: se for para o preparo de bolos, saiba que o iogurte é uma opção substituta do óleo de soja que deixa sua receita mais saborosa e saudável.
Banha de porco: esse alimento é uma ótima substituição do óleo de soja. Além disso, é econômica e de acordo com alguns estudos, faz bem à saúde.